SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

ICABODE (Ichavod): A Operação do Erro e o Dom de Línguas!

 

Imprimir

ICABODE — Teria o CRIADOR já escrito esta Palavra nos umbrais das portas da maioria das "igrejas"?  Algumas vezes, o CRIADOR fala com Seus servos para advertir os outros. Isto aconteceu repetidamente com os profetas do Velho Testamento. Raras vezes, aqueles que foram advertidos deram ouvidos, mas na maioria dos casos, eles ignoraram. O julgamento sempre veio em seguida.

Edição de oCaminho

Hoje, em vez de os líderes cristãos e "líderes" reconhecerem que o poder do ETERNO tem se afastado de muitas igrejas e denominações, eles próprios estão envolvidos pela forte ilusão [ganância pelo poder da liderança e pelo poder econômico - armas satânicas] e marcham em direção à apostasia. Poucos têm sido audaciosos o suficiente para dizerem alguma coisa [contra o sistema], pois não querem sacudir o barco...

Agora, farei mais um apelo para aqueles que ainda acreditam que estão servindo ao CRIADOR, quando, ao contrário, estão abandonando Sua Palavra, seja por meio de suas ações, de seu silêncio, ou das duas coisas. Talvez ainda haja tempo para alguns acordarem.

Icabode (Ichavod) - I Sm4:21

A Bíblia chama ha'satan de "o grande enganador". Ser enganado significa ser levado para longe da Verdade, sem saber. Se a pessoa que está sendo enganada soubesse que está sendo iludida, então a enganação não ocorreria (Jo 8:32). Para ser enganada, a pessoa não deve acreditar que está sendo iludida. É simples assim.

Compreender a enganação tem muito que ver com possuir uma perspectiva correta. Em vez de ter a perspectiva do CRIADOR, quem está sendo enganado tem sua própria perspectiva [aqui sempre entra o famoso "eu acho"]. O desejo humano por poder e o potencial de ser orgulhoso são duas das grandes barreiras que nos impedem de vermos a perspectiva do CRIADOR. O plano de ha'satan é enganar a humanidade, fazendo uso das fraquezas humanas. Ele sabe o que faz.

Em Provérbios 14:12, lemos: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. Pense nisto por um momento. As Escrituras dizem: "O salário do pecado é a morte”. Portanto, aquilo que pode parecer correto pode levar à morte, pois a consequência do pecado é a morte. Você vê como a enganação funciona?

Algumas vezes é benéfico separar tempo para fazer uma verificação da realidade em nossas vidas. Por exemplo, um cristão pode estar confiante que está servindo ao CRIADOR, quando, na realidade, está enganado. Isto acontece por que aquilo que fazemos "parece certo" aos nossos próprios olhos.

É muito fácil conduzir nossas vidas pensando que somos os vasos escolhidos do CRIADOR, que estamos fazendo a vontade dEle, quando, na Verdade, estamos enganados e fazendo a obra de ha'satan. Por este motivo é importante lermos a Palavra e fazermos periodicamente em nós mesmos um exame da realidade. At 17:11.

Quando a Glória se Afasta

Conhecemos líderes e denominações cristãs que começaram corretamente, mas que terminaram no erro. Essa queda pode ser predita à luz da história da igreja cristã. O CRIADOR levantou indivíduos de tempos em tempos para serem líderes. Enquanto esses líderes são dirigidos pelo poder do ETERNO e continuam firmados em Sua Palavra, as bênçãos do CRIADOR são abundantes. Algumas vezes, um "pastor" se torna um líder e um modelo para muitos outros... Eventualmente, uma comunhão de igrejas [denominação] com líderes de mesma disposição mental surge como resultado.

Essa comunhão de líderes ensina a Palavra do CRIADOR e o rebanho é instruído e alimentado. Como estão aprendendo, as ovelhas amam ao CRIADOR de todo o seu coração. Esse amor se propaga no plano horizontal e é transbordante. As ovelhas querem falar de Yaohushua hol'Mehushkyah e evangelizar a comunidade do bairro ou cidade. É até possível surgir um grande movimento de evangelização.

Entretanto, a passagem do tempo tem um modo de nos ajudar a esquecer. Talvez outro modo de dizer isto é que ha'satan odeia aquilo que o CRIADOR está fazendo. Não demora muito para que a comunhão de líderes adote uma perspectiva diferente. Alguns líderes se esquecem de onde vieram. Eles eram líderes de ovelhas com um pequeno rebanho. À medida que eles ensinaram a Palavra e alimentaram as ovelhas, o pequeno rebanho cresceu e se tornou uma mega igreja.

Essas mega igrejas crescem até o ponto em que não são mais um rebanho — elas se tornam uma manada. Passam a existir tantas ovelhas no rebanho que o "pastor" conclui que não tem escolha, senão a de gerenciar o rebanho por meio da transformação da igreja em uma grande empresa.

Como todos sabem, as igrejas, quando se tornam grandes empresas, têm de operar como empresas comerciais, não como igrejas. No mundo, as pessoas nas grandes empresas comerciais estão sempre procurando alcançar novos cargos. O único modo de algum fazer isto com sucesso e escalar a escada corporativa é sendo leal à empresa e ao presidente corporativo com suas diretrizes. Qualquer dissidência, perde-se o cargo com suas inerentes mordomias - salários, auxílio moradia, transporte, educação e planos de saúde!

Aqui está um problema — quando um cristão se torna mais leal a um homem do que ao Filho do Homem, a espiritualidade pode rapidamente se transformar em carnalidade. A carnalidade é ainda mais orientada pela obsessão pelo poder e cargos, o que se torna a receita perfeita para o desastre. Aquilo que era antes uma maravilhosa igreja dirigida pelo Ruk'ha, agora se transforma em uma máquina em movimento. Tudo parece estar funcionando. Entretanto, a máquina está quebrada. Mt 7:21-23.

Quando o Ruk'ha Se Afasta

No Velho Testamento, o poder do ETERNO inspirou o autor de I Shamu'ul a nos dar um exemplo do que aconteceu com os filhos de Yaoshor'ul nos dias antigos:

"A Arca da Aliança é capturada pelos filisteus"

1-2Nesse tempo Yaoshor’ul estava em guerra contra os filisteus. O exército yaoshorul’ita estava acampado perto de Eban-Oz’or, e os filisteus junto de Afeque. Estes derrotaram Yaoshor’ul, matando quatro milhares dos seus soldados. 3Depois do combate, o exército de Yaoshor’ul regressou ao acampamento e os seus líderes interrogavam-se por que razão o Criador os tinha conduzido àquela derrota: Vamos trazer para aqui a Arca da Aliança, desde Sheló. Se a trouxermos conosco, o Criador estará no nosso meio e nos salvará seguramente dos nossos inimigos. 4-5Então mandaram vir a Arca da Aliança do Criador dos Tzavulyao celestiais, que habita entronizado acima dos querubins. Hofni e Pinkhós, os filhos de Uli, vieram com ela até ao campo da batalha. Quando os yaoshorul’itas viram chegar a Arca da Aliança, deram um brado de alegria tão forte que até a terra tremeu! 6-9 O que é que se passa, perguntaram-se os filisteus. Para que foi aquele grito no campo dos yaohu’dins? Quando souberam que era a Arca da Aliança que tinha chegado ali, entraram em pânico. O seu Criador veio para o campo deles, gritavam. Ai de nós, que nunca enfrentamos uma situação destas antes! Quem é que nos vai salvar deste poderoso Criador, de Yaoshor’ul? É que são os mesmos que destruíram o Egypto com pragas, quando Yaoshor’ul lá morava. Então, lute agora, ó filisteus, como nunca o fizeram antes, pois doutra forma tornar-se-ão seus escravos, tal como eles já foram nossos escravos.10Dessa forma os filisteus lutaram desesperadamente, e Yaoshor’ul foi novamente derrotado. Trinta mil homens de Yaoshor’ul morreram nesse dia, e o restante fugiu para as tendas. 11A Arca da Aliança foi capturada e Hofni mais Pinkhós foram mortos.

"A morte de Uli"

12-13Um homem da tribo de Benyamín veio correndo da batalha e chegou no mesmo dia a Sheló, com a roupa rasgada e a cabeça coberta de terra. Uli estava sentado à beira do caminho à espera de notícias da batalha, porque o seu coração tremia de cuidados pela segurança da Arca da Aliança. Quando o mensageiro chegou da frente de combate e relatou o que acontecera, levantou-se um grande clamor em toda a cidade.

14-15O que é este barulho todo, perguntou Uli. O mensageiro apressou-se a vir ter com Uli, dando-lhe a conhecer o que sucedera. (Uli era um ancião já de noventa e oito anos, e perdera totalmente a visão). 16-17Acabei agora de chegar da batalha; hoje ainda eu lá estava, disse a Uli. Yaoshor’ul foi derrotado e milhares dos das tropas yaoshorul’itas morreram no campo de batalha. Hofni e Pinkhós também foram mortos, e a Arca da Aliança capturada. 18Quando o mensageiro mencionou o que acontecera à Arca da Aliança, Uli caiu para trás no seu assento ao lado do portão de entrada, partiu o pescoço e faleceu (porque era já muito velho e pesado). Uli julgou Yaoshor’ul durante quarenta anos.

19-22Quando a nora de Uli, a mulher de Pinkhós, que estava grávida, ouviu dizer que a Arca da Aliança fora tomada, que o marido tinha sido morto e o sogro falecera, o processo de gravidez precipitou-se e começou a sentir as dores de parto, ao mesmo tempo em que se ia apagando-lhe a vida. Antes de morrer, as mulheres que a assistiam disseram-lhe que tudo estava correndo bem e que tinha tido um rapaz. Mas, ela nada respondeu nem vibrou com a notícia. Apenas murmurou: Chamem ao menino Ichavod [ICABODE] - porque foi-se a glória de Yaoshor’ul. Ela deu esse nome ao bebê porque a Arca da Aliança tinha sido capturada e porque o marido e o sogro tinham morrido”. [I Sm 4:1-22].

A nação de Yaoshor'ul conheceu a glória da presença do CRIADOR em seu meio. Os filhos de Yaoshor'ul prosperaram e se tornaram fortes quando seguiram ao CRIADOR. Entretanto, Yaoshor'ul se afastou do CRIADOR, tomando decisões erradas. Eventualmente, o povo chegou a uma situação em que a presença do CRIADOR não estava mais em seu meio. A glória do CRIADOR se retirou.

Em uma tentativa desesperada de vencer uma batalha contra os filisteus, os líderes de Yaoshor'ul traçaram um plano. Eles acreditaram que se levassem a Arca da Aliança com eles na batalha, o CRIADOR estaria obrigado a conduzi-los à vitória.

Tal não era o caso. O CRIADOR não lutou por Yaoshor'ul e Yaoshor'ul foi derrotado; os filisteus triunfaram e tomaram a Arca. Quando um mensageiro veio do campo de batalha com as más notícias que o exército tinha sido derrotado, que a Arca tinha sido tomada e que os dois filhos do sacerdote Uli tinham morrido, Uli caiu para trás, morto.

A nora de Uli, mulher de um dos filhos mortos na batalha, estava grávida. Quando ela recebeu a notícia da morte de seu marido, do seu cunhado e do seu sogro, ela entrou em trabalho de parto. Ela conseguiu dar à luz seu filho, porém morreu logo em seguida. A Bíblia diz que ela teve somente tempo de dizer seu nome: Icabode (Ichavod). O nome Icabode (Ichavod) significa "a glória se foi".

Existem outros exemplos nas Escrituras do que acontece quando o RUK'HA do ETERNO se afasta de um homem. Por exemplo, em 1 Samuel 16:14, lemos: "E o Ruk'ha do ETERNO se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do ETERNO”. Há também a história de Sansão. Ele era capacitado pelo Ruk'ha, mas veio um tempo quando o CRIADOR se afastou dele, e Sansão sequer tomou conhecimento do que tinha acontecido: "E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o ETERNO se tinha retirado dele”. [Jz 16:20].

Uma Solução Bíblica

A Bíblia pinta um cenário sombrio com relação ao que acontece quando o RUK'HA do ETERNO se afasta, não é mesmo? Bem, tenho boas notícias. Há uma solução. Acredito que este cenário possa ser revertido. O CRIADOR quer que Seus servos completem a carreira. Ele não se alegra em vê-los derrotados. Você se lembra das palavras de Yaohushua quando Ele falou à igreja de Éfeso, em Ap 2:2-5?

"Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu Nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.

Embora os membros daquela igreja [Éfeso] tenham sido elogiados pelas muitas coisas boas que tinham praticado, eles tinham caído no erro. Na Verdade, o RUK'HA do ETERNO estava se preparando para se afastar do meio deles. Isto pode ser deduzido por aquilo que Yaohushua disse. Ele os advertiu que iria se afastar do meio daquela igreja. Ele disse que a igreja de Éfeso tinha deixado seu primeiro amor, que precisava se arrepender e voltar a praticar suas primeiras obras. Isto significa que eles tinham se afastado [da VERDADE] e não reconheciam isto.

Yaohushua também disse que removeria o castiçal [Sua Luz] se eles não se arrependessem. Claramente, as Escrituras interpretam isto com o significado que a presença de Yaohushua seria removida da igreja de Éfeso. Isto significa que Ele estava ameaçando escrever "Ichavod" nos umbrais da porta daquela igreja?

O ETERNO nos aponta para a Palavra do CRIADOR. Yaohushua disse que a Palavra é a Verdade. O que fazemos com a Verdade é algo inteiramente de nossa responsabilidade. Podemos escolher obedecê-la, ou desobedecê-la.

Oro para que todo cristão peça sinceramente ao CRIADOR por Sua perspectiva de onde estamos e daquilo que estamos fazendo. Não confie nos elogios dos homens ou no temor dos homens como indicadores da sua condição espiritual.

Quando estivermos diante do trono de Yaohushua hol'Mehushkyah, todas as coisas que fizemos na carne queimarão como madeira e feno. Somente aquilo que fizemos sob a direção do poder do ETERNO é que contará para nosso benefício. É vital obter a perspectiva correta. Agora! Antes que seja tarde demais...
 

A Operação do Erro e o Livre Arbítrio - II Ts 2:11 X Dt 30:19

O que é a operação do erro? A operação do erro está profetizada em II Ts 2:7-12 e trata da permissão dada pelo CRIADOR para que um falso sistema religioso trabalhe no mundo com o objetivo de arrebanhar todos quantos não concordam com a Palavra [Verdade] do CRIADOR. Seu líder espiritual é o pretenso Governante Mundial a serviço de ha'satan, biblicamente chamado de "o anticristo". Esse falso sistema religioso tem cumprido à risca as ordens de seu mestre e perseguido a Verdadeira Igreja desde o princípio do Evangelho, através dos séculos até os nossos dias. O único que trabalha a favor da Igreja de Cristo para conservá-la em segurança é o poder do ETERNO. É Ele quem garante a nossa integridade física, espiritual e doutrinária contra os ataques da operação do erro.

"Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora (o poder do ETERNO); e então será revelado esse iníquo, a quem o Mestre Yaohushua matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da Sua vinda; esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de ha'satan com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da Verdade para serem salvos. E por isso o CRIADOR lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na Verdade, antes tiveram prazer na injustiça" - II Ts 2:7-12

O falso evangelho (mentira) contra-ataca

Enquanto o Evangelho da Verdade segue seu caminho, cobrindo o mundo com a Palavra do CRIADOR como as águas cobrem o mar, no intuito de levar a Salvação de Cristo ao maior número de vidas possível, o império do paganismo (Falsas Doutrinas) contra-ataca tentando ofuscar e destruir essa obra. Na Verdade a oposição contra a Verdade procede de corações vazios do temor ao Criador e que fazem parte de uma organização que atua através dos séculos; cujo objetivo é implantar o 5º império - do anticristo (NOM). Foi neste sentido - denunciar - que o Criador nos revelou uma ação/operação especial... Essa "operação" chama-se "Operação do Erro". Ela foi autorizada pelo CRIADOR e revela o diabo como "pastor"[*] dos ateus, incrédulos e rebeldes. São criaturas que não conheceram o novo nascimento oferecido pelo Verdadeiro Messias [a grande maioria imersos em nome de um "deus trino", ícone do paganismo grego] e permanecem na morte espiritual - Mt 7:21-23. Essa operação tem um propósito aos olhos do CRIADOR: separar o joio do trigo (deixar o Trigo e levar o Joio, para o Lago de Fogo)! Isso está definido pela regra bíblica: quem é justo faça justiça ainda, e quem é injusto pratique injustiças ainda (Ap 22:11). Quando o CRIADOR pedir conta da vida de cada um de nós, seja no Juízo do Trono Branco (para julgar o mundo, ímpios) seja no Tribunal de Cristo (para julgar a Igreja, salvos), Ele espera que cada um tenha tomado um posição bem definida, seja a favor dEle ou seja contra Ele. É o Livre Arbítrio, garantia divina a toda a humanidade para só O aceitar de livre escolha; por amor à Ele, recebendo o Seu selo em suas frontes! O que exercer a sua liberdade de escolha - indo por outro caminho - devem saber que terão que arcar com as consequências de sua más escolhas: o selo de ha'satan que os conduz à segunda morte. A primeira morte (natural) atinge a carne, a segunda é espiritual. definitiva! O CRIADOR é muito paciente e mostra toda sua longanimidade suportando tantos erros - doutrinais - praticados contra Ele e ainda nos oferece a chance do arrependimento [At 17:30] e o direito da Salvação obtida por Ele, na cruz.

* PASTOR, do latim: PAX - voz; STUR - satir ou satan --> Pastor = Voz de satan!

Manifestações da Operação do Erro

Suas manifestações estão por toda parte, principalmente entre aqueles que ainda pertencem à esfera de influência do maligno. Não escapam nem mesmo as Igrejas ditas Evangélicas, onde operação do erro infiltrou costumes do mundo e falsas doutrinas (imortalidade da alma, nascimento virginal, arrebatamento e ir para o céu, dom de línguas estranhas, revelações e a mais nefasta delas: a trindade). Estão mesmo por toda a parte. Mas são facilmente identificáveis como rebelião contra o CRIADOR por que suas doutrinas não têm suporte escriturísticos. Para que a Igreja do CRIADOR Yaohushua hol'Mehushkyah identifique a operação do erro deve meditar no Salmo 2, cujo ponto central enfatiza a atuação do espírito de rebeldia seja nos cidadãos comuns, seja em cristãos, seja em autoridades políticas ou religiosas, usando-os para ir contra os princípios bíblicos da Palavra do CRIADOR:

1. POR QUE OS POVOS, cheios de ódio, se reuniram? Por que estão fazendo planos tolos, tentando enganar ao CRIADOR?

2. Os líderes das nações se reuniram e traçaram planos para derrotar o ETERNO e Seu Escolhido.

3. Esta foi a decisão que tomaram: Vamos quebrar essas correntes e acabar com essa escravidão ao CRIADOR!

4. Em seu trono, no céu, o CRIADOR ri e faz pouco caso dos tolos planos dos homens. 

5. Quando chegar a hora certa, Ele vai mostrar ao mundo a Sua ira. Os homens ficarão desorientados, com medo da ira do CRIADOR!

Salmo 2:1-5

Operação do Erro X Livre arbítrio

Repetindo, o Livre Arbítrio é o direito dado pelo CRIADOR aos homens de fazerem suas próprias escolhas, mesmo que sejam contrárias à Ele, o CRIADOR.

É o elemento principal (o Livre Arbítrio) da operação do erro. Se não existisse escolha errada jamais existiria a operação do erro. A operação do erro é a manifestação do "eu acho" e se materializa na forma de falsas doutrinas, leis e comportamentos antibíblicos que visam a satisfazer os propósitos de satanás em mobilizar as massas contra o CRIADOR e em oposição às Verdades divinas. Mt 7:12-13.

A operação do erro está por toda a parte e contamina os poderes eclesiásticos (igrejas), política, judiciário, o executivo e a sociedade em geral, tornando o mundo um imenso império anticristão, cujo governante é... Saia dessa influência maligna, e conheça o genuíno Evangelho que Yaohushua hol'Mehushkyah nos trouxe, para arrependimento de nossas más obras e o perdão dos pecados cometidos sob a longânima paciência dEle. Aceite Yaohushua hol'Mehushkyah como teu Salvador, entregue sua vida nas mãos dEle:

5Entrega a YAOHUH tudo o que fizeres. Confia nele e ele te ajudará em tudo.

6Tornará evidente a tua inocência perante todas as pessoas, tal como a luz do dia que todos vêem. A tua justiça brilhará como o sol em pleno dia.

7Descansa em YAOHUH; espera pacientemente pela sua ação. Não te revoltes por causa desses que andam na vida executando só falsidades, e que prosperam.

8Não te indignes; deixa a zanga. Se te irritares será só para teu prejuízo.

9Porque os que fazem o mal não deixarão de ser destruídos. Mas, os que confiam em YAOHUH receberão todas as bênçãos.

10Só mais um tempo e os maus desaparecerão. Quando fores perguntar por eles, já não existirão.

11Contudo, todos os que se submetem ao CRIADOR terão todas as suas bênçãos, e gozarão da abundância da paz de UL.

Salmo 37:5-11

Para onde caminha a humanidade?

A operação do erro permite [respeita a escolha] que o CRIADOR não reine nos corações humanos, transformando-os num imenso exército que auxiliará ha'satan e seus demônios contra o Cordeiro de UL'HIM, na batalha do Armagedom. Veja a atuação da operação do erro e sua esfera de influência:

● Através de demônios:

São espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do CRIADOR, Todo-Poderoso. Ap 16:14.

● Através de satanás:

E ele - satanás - sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. Ap 20:8-10.

Quem vencerá a batalha?

O profeta Yashua'yah pode contemplar o vitorioso campeão do bem contra as hostes da maldade reunidos: o Cordeiro do CRIADOR...

"O dia da vingança e da redenção"

1Quem é este que vem de Edom, da cidade de Bozra com uma roupa magnífica, tingida de carmezim? Quem é este, assim vestido com trajes reais, marchando na exaltação da sua força? Sou eu, o CRIADOR, anunciando a sua salvação. Eu, o UL, poderoso para salvar!2Então porque está assim a tua roupa tão vermelha, como se estivesse manchada de vinho, como se tivesses estado a pisar no lagar? 3Sim, com efeito, estive a pisar, sozinho, no lagar. Ninguém lá estava para Me ajudar. Na Minha ira, esmaguei os Meus inimigos como cachos de uvas. Na Minha cólera pisei os Meus adversários. É o sangue deles que vêem na minha roupa. 4Porque chegou o tempo de vingar o Meu povo, de resgatá-lo das mãos dos seus opressores. 5-6Olhei e não vi ninguém mais que viesse socorrê-los. Fiquei espantado. Por isso decidi-Me executar sozinho a vingança. Sem o auxílio de ninguém fiz Eu o julgamento. Esmaguei na Minha cólera as nações pagãs, fi-las cambalearem e caírem redondamente por terra. Is 63:1-6.

Apocalipse completa a descrição da batalha onde Yaohushua hol'Mehushkyah destrói toda a operação do erro:

"O cavaleiro do cavalo branco"

11Vi então o céu aberto e aparecer um cavalo branco montado por aquEle que se chamava Fiel e Verdadeiro - que julga e combate com justiça 12Os seus olhos eram como labaredas, e na cabeça tinha muitas coroas. E tinha um nome escrito nela de que só Ele sabia o significado 13A roupa que vestia tinha marcas de sangue; o seu Shuam (Nome) é a Palavra de UL’HIM. 14Os exércitos do céu, vestidos de linho fino, do mais branco e puro, seguiam-no em cavalos igualmente brancos. 15Na sua boca segurava uma espada afiada para com ela vencer as nações. Ele há de governá-las com uma autoridade forte, firme; será Ele próprio quem há de pisar no lagar de UL’HIM, Todo-poderoso – o vinho da sua justa cólera contra o pecado 16No manto que trazia, e abaixo da cintura, tinha escrito este título: Molk’him dos reis e Maoro’eh dos mestres. 17Vi então um Anjo sob a luz que vinha do sol e que bradava em alta voz a todas as aves de rapina que cruzam os ares: Venham! Juntem-se para comer aquilo que o grande UL vos dá, 18a carne dos que governam, e a carne dos reis, generais e dos grandes guerreiros, tal como a carne dos cavalos e a dos que, na guerra, os montavam, e enfim a carne de todos; patrões e empregados, grandes e pequenos. 19Depois vi a besta reunindo os governantes da terra e os seus exércitos para lutarem contra aquEle que está montado no cavalo e contra o seu exército 20E a besta foi feito prisioneiro, e com ele o falso profeta - aquele que tinha podido fazer extraordinários milagres na presença da besta, e com os quais enganava os que precisamente tinham aceitado serem marcados com o seu sinal e adoravam a sua estátua. Ambos foram jogados vivos no lago de fogo que queima com enxofre ardente. 21E todos os soldados daqueles exércitos foram mortos com a espada afiada que estava na boca do que montava o cavalo, e todas as aves de rapina se fartaram com toda aquela carne.

Ap 19:11-21

O campeão é Yaohushua hol'Mehushkyah!!!

Deixe Yaohushua entrar em sua vida. Ele tem poder para libertar, transformar, salvar sua vida. Vem para Yaohushua você também. Não faça parte do exército das trevas para ser um perdedor. Venha para o Exército da Luz e seja mais que Vencedor:

Porque todo o que é nascido do CRIADOR vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Yaohushua é o Filho do CRIADOR? I Jo 5:4-5.

Vencer o mundo é vencer a operação do erro que dia-a-dia trabalha para destruir a verdadeira fé e anular a Palavra do CRIADOR em nossos corações.

O falso avivamento e a operação do erro

Normalmente se usa a expressão "o diabo é o maior imitador que existe" para responder a certos questionamentos que surgem tendo em vista as semelhanças de atos do meio cristão com o meio não cristão. É usada, por exemplo, ao se questionar as semelhanças de alguns cultos pentecostais com seitas como o candomblé. Na Verdade, a maioria das tidas "imitações" é fruto da operação do erro, pois os filhos da perdição já não conseguem diferenciar aquilo que provém do ETERNO e da Sua Palavra - as Escrituras - com aquilo que é segundo a eficácia de ha'satan.

A operação do erro não é nada além da falta de sabedoria [At 17:11]; sabedoria esta, obtida através da Palavra. Se pegarmos o exemplo dos judaicos, vemos que a falta de discernimento das escrituras deixadas pelos profetas os fizeram negar Cristo como sendo o Messias. Eles estavam esperando algo que não aconteceu, mas hoje o caso é diferente, pois as pessoas verão acontecer aquilo que esperam; inclusive o engano do arrebatamento!

E por isso que o CRIADOR lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na Verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. II Ts 2:11-12

"O Senhor [Baal?] pode revelar a sua presença de maneiras inesperadas. Ocorrências surpreendentes podem acompanhar sua obra profunda na vida de cada um. Pode haver uma tal sensação da presença e do poder divino que alguns indivíduos tremem. Outros podem chorar diante do Senhor; alguns caem ao chão por se sentirem fisicamente enfraquecidos. Outros podem sentir-se quase irresistivelmente atraídos a comparecer aos cultos de reavivamento ou a reunirem-se antes de algum culto ser anunciado".

O trecho acima do livro "O Fogo de Reavivamento" de Wesley Duewel, mostra bem como a maioria dos evangélicos de hoje vêem o termo avivamento. Para estes, avivamento está no âmbito das emoções humanas.

John White, no seu livro "Quando o Espírito Vem com Poder" escreveu: ...O que temos chamado de avivamento pelos últimos trezentos anos representa um trabalho incomum do poder do Senhor.

E dá ainda algumas características: O poder do Senhor é manifestado em vidas humanas de forma que as leis da psicologia e da sociologia não conseguem explicar adequadamente. Alguns homens e mulheres exibem comportamentos físicos e emocionais fora do comum, que criam controvérsia. Alguns crentes avivados comportam-se de maneira impulsiva e imatura, e outros caem em pecado. Dessa forma o avivamento parece ser uma estranha mistura de influências do Senhor com as que não vêm do Senhor, e de exibições do poder do Senhor e da fraqueza humana. Além da loucura das primeiras características, a última parece ser a mais absurda de todas! Esta instabilidade ligada ao Espírito Santo não tem suporte bíblico, mas tem um apoio de muitas seitas gnósticas, longe da Verdade bíblica. Como aqui o objetivo é mostrar que o "cristianismo" hoje corre aos braços do cristo cósmico, veremos uma passagem do Livro "Os Quatro Vales", em que Baha'u'lláh escreveu: Nesse plano, o peregrino depara com agitações mil e inquietudes incalculáveis. Num momento é ele elevado ao céu, no seguinte, atirado às profundezas. Este "plano" é a manifestação espiritual da besta do abismo, o fogo do cristo cósmico que o coração da igreja perdida sentirá como avivamento de DEUS ao povos da terra. Mais precisamente apoiado (erroneamente) nesta passagem de Is 64 versículos 2 e 3: Como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, e assim as nações tremessem da tua presença! Quando fazias coisas terríveis, que nunca esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face. A graça de DEUS hoje não basta a muitas igrejas. Um dia em cima de um monte, o "apóstolo". Valdemiro Santiago ao falar sobre a incredulidade de alguns cristãos frente às suas "obras prodigiosas", questionou-se sobre o que aconteceria com Elias se hoje estivesse vivo e fizesse fogo cair do céu.

Esse é bem o pensamento típico de alguém que ainda não entendeu a graça divina. Esperam sempre que fogo caia do céu, precisam sempre estar vendo alguma coisa acontecer, sentir alguma sensação para terem a certeza de que estão em Cristo. Falar em Línguas (estranhas) é essencial, para eles!

Disse-lhe Yaohushua: Creste, porque me viste? Bem-aventurados os que não viram e creram. Jo 20:29.

Como ápice da operação do erro temos o falso arrebatamento, que é acompanho com os sinais que tanto os desgraçados (no sentido de sem a graça de Cristo) desejam: E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. Ap 13:13.

 

Falar em Línguas Hoje — Uma Prática Sem Base Bíblica e Potencialmente Perigosa para sua Vida Espiritual

Este estudo trás uma análise objetiva da prática pentecostal/carismática de falar em línguas. Não tínhamos uma posição doutrinária sobre o assunto antes de escrever esta análise. Entretanto, nossas descobertas foram tão preocupantes que sentimos a necessidade de compartilhá-las com os demais cristãos, bem como com os "buscadores" que possam estar participando de reuniões cristãs onde línguas estranhas são faladas.

Inicialmente, devemos reconhecer que a partir das várias fontes que examinamos, falar em línguas é um assunto muito delicado [ponto de fé] entre os cristãos. Os praticantes ficam grandemente ofendidos com qualquer crítica que seja feita à essa prática, enquanto que muitos que não são praticantes a consideram extremamente prejudicial. Este é certamente um tópico que dá margem a visões muito polarizadas. Isto em si mesmo sugere que todas as partes deveriam se familiarizar, tanto quanto possível, com a base bíblica para a prática e pensar no assunto com muito cuidado. A razão para isto deve ser óbvia — se falar em línguas for bíblico, então deve ser uma parte padrão [amplamente fundamentada] da adoração cristã; entretanto, se não for bíblico, então é algo potencialmente perigoso [manifestação satânica] para qualquer um que esteja envolvido e deve ser abandonado.

O Pano de Fundo

Primeiro, devo falar um pouco sobre minha própria formação [diz o autor do estudo]. Fui um católico romano até os 19 anos, depois participei ativamente do Movimento da Nova Era durante 33 anos, até vir a Cristo, em 2008. Uma coisa que me deixou chocado quando comecei a conhecer outros cristãos foi a extensão em que o Cristianismo de hoje está infectado pelas crenças e conceitos da Nova Era. Muitas das mentiras que deixei para trás estão na verdade sendo adotadas pelos cristãos e incorporadas em suas vidas espirituais.

O ramo do Movimento da Nova Era em que estive envolvido não incluía falar em línguas, mas fiquei chocado com a incrível similaridade entre as "línguas" cristãs e as várias práticas religiosas pagãs e xamânicas em que os cantos rítmicos e a vocalização em transes são utilizados. Existia também um preocupante paralelo entre o estado "cheio do espírito" de um cristão que falava em línguas e que não compreendia o que dizia, e o estado "cheio do espírito" de um médium em transe.

Além disso, a partir de minha exposição no Movimento de Nova Era durante 33 anos, sei que o reino sobrenatural está repleto de entidades que estão constantemente observando algum modo de se conectarem com os humanos. Uma vez que elas se conectem, alimentam-se de seus hospedeiros como parasitas invisíveis, causando problemas emocionais, psicológicos e muitos outros. Algumas dessas entidades (demônios) são mais perniciosas do que outras, de modo que se a pessoa for infeliz o bastante para se envolver com um dos tipos mais perigosos, os efeitos adversos podem ser muitos perturbadores e persistir por vários anos, talvez até durante toda a vida.

Um Ministro Batista Soou o Alerta

Ao longo de minha pesquisa, encontrei um artigo muito revelador, escrito por um ministro batista australiano que, a partir de uma longa experiência, achou apropriado fazer as seguintes observações surpreendentes:

"Entre as grandes ilusões que estão se propagando hoje, não existe nada que seja mais sutil ou perigoso do que o moderno movimento das línguas. Em minha experiência ao longo dos muitos anos observei que, das massas de pessoas que caem sob a influência do fenômeno das línguas, pouquíssimos escapam sem prejuízos emocionais e espirituais a si mesmos e às suas famílias..."

"Eu e outros estamos testando as línguas na Austrália há alguns anos. Na Verdade, existem alguns homens que conheço que estão testando há mais de vinte anos e nenhum de nós já encontrou um genuíno dom bíblico das línguas. Quando o espírito que usa a língua é forçado a se identificar, em 95% dos casos, um demônio responde... Os outros 5% revelam ser psicossomáticos." [Bryce Hartin, Today’s Tongues, 1987, Third Edition 1993].

Estando o pastor Hartin correto, então essa sua afirmação de causar calafrios a respeito do fenômeno das "línguas" deve ser de grande preocupação para todos os cristãos bíblicos. E, a principal consequência é a perda da Vida Eterna para estes, presos nas garras do inimigo; cujo único objetivo é manter o "crente" longe da Verdade. Lembre-se de Mt 7.21-23.

O Propósito Espiritual das Línguas

De modo a compreender o que são as línguas, precisamos saber a qual propósito elas serviram no plano do CRIADOR, na Redenção. Embora o fenômeno ocorra somente no Novo Testamento, há na Verdade uma referência muito importante a ele no Velho Testamento: "Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo." [Is 28:11].

Esta passagem profética refere-se ao evangelho, a mensagem do Messias, que "este povo" (os judaicos) se recusaram a ouvir, mesmo quando ela foi revelada a eles em "outra língua" (um idioma estrangeiro). Essa recusa é confirmada por Yashua'yah no verso seguinte:

"Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir." [Isaías 28:12].

Esta é na verdade uma profecia surpreendente, cujo significado tem sido frequentemente negligenciado. Por exemplo, em seu livro Every Prophecy of the Bible (Todas as Profecias da Bíblia), John Walvoord não a identifica. Todavia, ela diz especificamente que virá um tempo em que os judaicos ouvirão a palavra "vivificadora" do Messias sendo falada em um idioma estrangeiro, porém eles a rejeitarão.

Precisamos agora perguntar: "Por que o ETERNO quereria pregar as palavras do Messias aos judaicos em uma língua estrangeira"? A resposta contém a chave para o [verdadeiro] dom das línguas.

São dois os motivos, iniciemos pelo mais evidente: Vejamos as circunstâncias históricas em que a nação judaica evoluiu. Ela era uma nação separada. O UL'HIM deles, YAOHUH, era profundamente diferente dos ídolos dos outros povos. Todas as nações estrangeiras, sem exceções, eram pagãs, idólatras que viviam debaixo de uma maldição. Eles não tinham o o UL'HIM dos judaicos. A suposição infundada que os judaicos faziam, era que os estrangeiros nunca teriam (ou seriam aceitos pelo) o CRIADOR dos judaicos.

Esta atitude, que permeava todo o pensamento rabínico tradicional e a comunidade judaica como um todo, é demonstrada de modo mais admirável na história do profeta Jonas. O CRIADOR chamou Yo'nah para advertir uma nação pagã — o povo de Nínive — de uma calamidade iminente. A não ser que eles se arrependessem de seus maus caminhos, a cidade de Nínive seria destruída. Yo'nah ficou extremamente triste com essa ordem do CRIADOR e tentou desobedecê-la. Para ele era simplesmente impensável que o CRIADOR de Yaoshor'ul se preocupasse com o bem-estar de um povo pagão.

Mesmo depois do CRIADOR o ter arrastado até Nínive, onde pregou a mensagem, Yo'nah sentou-se fora da cidade a aguardou a destruição dela — uma cena que ele desejava ver. Mas, quando a destruição não ocorreu, ele ficou muito desgostoso!

Isto pode parecer como uma atitude muito dura para nós hoje, mas ela destaca a propriedade exclusiva que o povo judaico julgava que exercia sobre YAOHUH. Ele era o UL'HIM deles e de ninguém mais.

Isto se transformou em um grande problema quando os apóstolos começaram a pregar o Evangelho entre os estrangeiros. Naturalmente, quase todos os membros iniciais da igreja primitiva eram judaicos. Mas, eles carregavam consigo exatamente a mesma atitude que tinha sido ferozmente mantida pelos filhos de Yaoshor'ul, durante séculos. Na visão deles, a igreja deveria permanecer exclusivamente judaica. A idéia que os pagãos, estrangeiros, recebessem a permissão de ingressar na igreja era repulsiva para eles. Até mesmo os apóstolos lutaram com isto e, como o livro de Atos dos Apóstolos revela [At 10-11], eles poderiam ter confinado a igreja aos circuncisos (os judaicos) se Sha'ul não tivesse aparecido e os convencido que Cristo morreu por todos, e não apenas pelos judaicos.

Sha'ul não teria feito progresso algum se, quando apresentou sua perspectiva, os cristãos primitivos (todos os quais eram judaicos) não tivessem já observado algo que os tinha surpreendido, isto é, o falar em línguas [At 2 — o sinal que Yashua'yah tinha profetizado]. Eles tinham testemunhado o poder do CRIADOR falar a Palavra do ETERNO no idioma dos pagãos. Isso somente poderia significar que o CRIADOR estava convidando os estrangeiros ao Seu aprisco.

Mas, o texto vai além... Entre os estrangeiros, encontravam-se milhares de gentios (os filhos das dez tribos - o Reino do Norte ou Casa de Yaoshor'ul). Eles eram o alvo do CRIADOR [Mt 10:5], pois a Casa de Yaohu'dah já havia sido alcançada e faltava eles (a Casa de Yaoshor'ul) para que o Reino de Yaoshor'ul fosse restaurado. Por isto é que Sha'ul foi comissionado: alcançar os gentios (Rm 11), para que a plenitude do Reino fosse obtida - Ef 2:15-16.

Neste estágio da nossa análise, precisamos entrar nos detalhes específicos e ver onde exatamente as línguas foram usadas no Novo Testamento e quais condições precisaram ser cumpridas antes que elas pudessem ser usadas.

Ocasiões Específicas em Que as Línguas Foram Usadas no Novo Testamento

Falar em línguas é mencionado em cinco locais separados no Novo Testamento, como segue:

1. Marcos 16:17
2. Atos 10:46
3. Atos 19:6
4. Atos 2:1-12
5. I Coríntios 12-14.

Vamos examinar um de cada vez.

1. Marcos 16:15-17

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu Nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas." [Mc 16:15-17].

Cristo nunca falou em línguas [portanto não era batizado no espírito, não é??], mas aqui está dizendo que aqueles que "crerem" (seus discípulos) irão por todo o mundo e falarão novas línguas. Isso sugere fortemente que as "línguas" em questão eram os idiomas falados em cada parte do mundo [I Co 14:10]. A palavra grega original para "línguas" é glossa, que significa idiomas. Essas são línguas reais, não línguas inventadas, línguas celestiais ou línguas místicas. Isso também indica que o dom de falar em línguas serviria, pelo menos em alguns casos, como um modo de contornar a barreira linguística ao propagar a mensagem do Evangelho. Afinal, nada do Novo Testamento tinha sido escrito quando Cristo proferiu essas palavras.

2. Atos 10:46

"E, dizendo Kafos ainda estas palavras, caiu o poder do CRIADOR sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão [judaicos], todos quantos tinham vindo com Kafos, maravilharam-se de que o dom do poder do CRIADOR se derramasse também sobre os estrangeiros. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar ao CRIADOR. Respondeu, então, Kafos: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o poder do ETERNO"? [Atos 10:44-47].

Esta é a maravilhosa ocasião quando o primeiro estrangeiro — Cornélio — foi batizado. Os cristãos judaicos que estavam presentes ficaram "maravilhados", pois nunca tinham imaginado que o poder do ETERNO entraria nos estrangeiros. Isso significava que o CRIADOR de Yaoshor'ul estava se declarando o UL de todas as nações e não apenas para os judaicos. E como eles souberam com certeza que o poder do ETERNO tinha entrado naqueles gentios? Porque os ouviram falar em SUA própria língua [certamente o hebraico]. Falar em línguas era um sinal para os judaicos que YAOHUH estava aceitando indivíduos de todas as etnias, tribos, povos e línguas.

3. Atos 19:6

"Mas Sha'ul disse: Certamente Yaohu'khanan batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse nO que após ele havia de vir, isto é, em Yaohushua hol'Mehushkyah. E os que ouviram foram imersos em nome do CRIADOR, Yaohushua. E, impondo-lhes Sha'ul as mãos, veio sobre eles o poder do ETERNO; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens." [Atos 19:4-7].

Esta foi a ocasião em que, em uma visita a Éfeso, Sha'ul encontrou cerca de 12 judaicos (gentios) que tinham sido batizados muitos anos antes por Yaohu'khanan, o Imersor. Como aquele não era o batismo cristão, Sha'ul os batizou outra vez. Quando o poder do ETERNO entrou neles, começaram a falar em línguas. Todos os judaicos que estavam presentes foram novamente deixados com a certeza que o poder do ETERNO tinha entrado naqueles homens. Além disso, eles podiam ouvir aqueles conversos falarem palavras inspiradas de Verdade (eles "profetizavam") em uma língua estrangeira, para eles. Esta era uma clara confirmação que YAOHUH estava dizendo ao mundo que Ele não era apenas o CRIADOR dos judaicos, mas de todas as etnias, povos e nações.

Agora, vamos pegar aquilo que aprendemos até aqui e ver como se aplica ao exemplo de línguas mais conhecido das Escrituras, o que ocorreu em Pentecostes:

4. Atos 2:1-12

"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do poder do ETERNO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o poder do ETERNO lhes concedia que falassem. E em Yah'shua-oléym estavam habitando judaicos, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judaicos como prosélitos, cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas do CRIADOR. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto."

Considere os seguintes fatos: todos os que ouviram as vozes eram judaicos que tinham vindo a Yah'shua-oléym de países distantes para participarem do Festival de Pentecostes. Como judaicos de regiões distantes, eles certamente tinham dificuldades com o idioma comum para os judaicos daquele tempo, de modo que a necessidade de "línguas" para compreender o Evangelho da cruz, se fez necessário. Por isto, o poder do ETERNO se manifestou pelas bocas dos discípulos na língua da região geográfica a partir da qual cada visitante judeu tinha vindo. Os idiomas citados eram todos idiomas de nações estrangeiras, habitada pelos gentis hebraicos. Portanto, todos os judaicos, não gentios, estavam ouvindo louvores a YAOHUH nas línguas dos povos pagãos — algo que eles nunca esperaram testemunhar, nem em seus sonhos mais desvairados.

Tente imaginar a cena. Minutos após Yaohushua voltar ao mundo, agora em Espírito (que é Santo) onipresente, para habitar nos corações dos homens, Ele estava falando aos gentios. Este foi um dos sinais sobre os quais Yaohushua falou em Mc 16 e foi o mesmo sinal sobre o qual Yashua'yah falara 600 anos antes (Is 28:11).

Um ponto crucial a observar é que o falar em línguas não foi usado para comunicar o evangelho. Os discípulos falaram idiomas terreais reais, cerca de 15 ou 16 listados, mas podiam facilmente ter usado a língua comum de todos os judaicos daquele tempo (o aramaico) — que virtualmente todos os peregrinos entenderiam. Mas o miraculoso foi ouvir em suas próprias línguas pátrias!

Antes de continuarmos a examinar a doutrina das línguas, conforme explicada por Sha'ul em I Coríntios, vamos resumir o que descobrimos até aqui:

• Falar em línguas somente ocorreu na presença de judaicos.
• Falar em línguas foi um sinal para os judaicos.
• Falar em línguas envolveu o uso de idiomas terreais reais.
• Certamente o sentido daquilo que foi dito a todos, foi compreendido por aquele que fala.

Este último ponto pode ser inferido naturalmente a partir dos vários outros exemplos citados nas Escrituras. Se os faladores estivessem usando linguagem humana, porém um idioma que eles não tinham aprendido, é somente razoável assumir que eles compreendessem o significado daquilo que estavam dizendo. Não faria sentido, dados os casos citados nas Escrituras e a afirmação de Cristo em Marcus 16, os indivíduos envolvidos serem ignorantes do significado de suas palavras. Se uma pessoa diz alguma coisa em uma língua estrangeira que estudou academicamente, ela sabe o que está sendo dito. Da mesma forma, o discurso em uma língua imbuída de forma sobrenatural precisava ser tão inteligível a quem fala — caso contrário o poder do ETERNO teria falhado em cumprir a profecia feita por Cristo em Mc 16 — quanto a quem ouvia!

Vamos agora examinar a doutrina das línguas do apóstolo Sha'ul e ver se nossas descobertas até aqui estão consistentes com o que ele tem a dizer.

O Pano de Fundo Para a Primeira Epístola de Sha'ul aos Coríntios

Para compreender os comentários de Sha'ul sobre as línguas em I Coríntios, precisamos compreender seu propósito geral ao escrever a epístola. Ele tinha sido informado que os cristãos de Coríntios tinham se afastado em muitos aspectos dos preceitos doutrinários que ele lhes tinha dado e agora queria trazê-los de volta para os trilhos [como os pentecostais de hoje?]. A partir dos vários comentários que ele faz na epístola, parece evidente que a Igreja em Corinto estava muito longe do padrão satisfatório no modo como lidava com seus problemas. Eles estavam abusando de seus "dons espirituais", envolvendo-se em práticas imorais e sofrendo com "inveja, contendas e dissensões" (1 Coríntios 3:3).

Assim, os comentários de Sha'ul em relação às línguas destinam-se a corrigir mal-entendidos entre eles e garantir que dali para frente eles adotassem somente a posição doutrinária rígida no exercício das línguas.

Iremos agora "dissecar" o que Sha'ul escreveu e vamos estabelecer a posição doutrinária correta. Também veremos em que extensão ele confirma o que já descobrimos em nosso exame em Yashua'yah, Marcus e Atos.

Observação Doutrinária 1

No capítulo 12, Sha'ul explica que existe uma diversidade de dons espirituais e que eles estão distribuídos dentro da igreja. Assim, precisamos concluir que o dom de falar em línguas podia ser possuído por somente alguns membros da igreja; não necessariamente por todos.

Observação Doutrinária 2

O capítulo 12 também menciona a interpretação de línguas como um dom espiritual. Seria um erro sério concluir, como alguns fazem, que isso se refere à interpretação das palavras faladas por uma pessoa que esteja exercendo o dom das línguas. Sha'ul está falando aqui de dois dons espirituais diferentes. O dom da interpretação relaciona-se com a tradução de um sermão ou de um pronunciamento inspirado, a partir de uma língua aprendida de forma natural, para a língua de uma ou mais pessoas na congregação, onde o próprio intérprete não possui naturalmente ambos os idiomas. Ele compreende a fala por meios naturais, ou pode traduzir a mensagem falando em línguas [poliglota].

A descrição das línguas em Pentecostes torna bem claro que, quando uma pessoa fala em línguas, todos o ouvem em seu próprio idioma. Seria sem sentido inferir que aquilo que uma pessoa diz ao falar em línguas precise ocasionalmente ser interpretado por outra pessoa com o dom da interpretação. Isso implicaria que um dom do Ruk'ha não seria suficiente para seu propósito.

Portanto, podemos concluir que o dom da interpretação de um idioma estrangeiro é totalmente separado e distinto do dom de falar em línguas. Ambos podem ser exercidos no mesmo foro, mas não necessariamente em relação ao mesmo pronunciamento.

Observação Doutrinária 3

O verso 13:1 ("Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine") é algumas vezes considerado como uma referência de Sha'ul a uma linguagem angélica. Algumas vezes aqueles que adotam essa posição tentam então argumentar que essa linguagem seria por definição ininteligível aos ouvidos humanos. Assim, se alguém ao falar em línguas, falasse em linguagem angélica, não poderia ser compreendido pelos homens.

Existem sérios problemas com este argumento. Primeiro, ele é totalmente inconsistente com outras partes das Escrituras, onde a linguagem falada por uma pessoa que fala em línguas (ou a linguagem ouvida por um ou mais membros da congregação) é uma linguagem real e inteligível.

Há também um problema com a palavra grega angelos, que é traduzida como "anjos" em muitas Bíblias modernas, incluindo a Almeida Corrigida e Fiel. O significado literal dessa palavra é "mensageiros". Ela somente é traduzida como "anjos" quando o contexto assim requer, o que não é o caso aqui. Talvez uma tradução mais exata de angelos neste contexto atual seja "líderes" ou "pregadores" — conforme indicado pela Concordância de Strong. Isto seria plenamente consistente com o restante da epístola, que concerne à conduta apropriada da congregação em Corinto, o que inclui o líder e os pregadores. A palavra "evangelista" também deriva de angelos, pois um evangelista é um mensageiro da Verdade.

Caso fosse uma "linguagem angélica", neste caso, estaria em conflito com aquelas partes da Escritura em que, em qualquer comunicação entre anjos e homens, a comunicação sempre foi realizada em uma linguagem inteligível, isto é, na forma de comunicação do lado humano. Há também outro problema lógico com o argumento "angélico". Os homens não requerem saber uma linguagem angélica de modo a serem compreendidos pelos anjos. Caso assim fosse, que imensa falta de poder "destes anjos" que necessitam de interlocutores e de interpretes para se fazerem ouvir, não é?

Destarte, tendo considerado os sérios problemas com o argumento "angélico", bem como as claras referências encontradas nas Escrituras às línguas como idiomas humanos inteligíveis, podemos com segurança concluir que Sha'ul não está sugerindo por um momento sequer, no capítulo 13, que alguém que fala em línguas poderia, em certas circunstâncias, comunicar algo que seus ouvintes não poderiam prontamente compreender (que nó satânico)!

Observação Doutrinária 4

"O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado." [I Co 13:8-10].

Em I Co 12, Sha'ul lista nove dons concedido pelo poder do CRIADOR — sabedoria, conhecimento, fé, curas, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, línguas e a interpretação de línguas. Mas, nos versos 8-9 ele declara especificamente que três deles passarão quando "vier o que é perfeito" (verso 10). O que é perfeito é o CRIADOR, cujo retorno foi prometido por Ele mesmo (Jo 14). Portanto, os três dons revelatórios que ele diz que passarão são os três que são necessários para completar a Verdade — conhecimento e profecia divinamente revelados; e por fim Sha'ul nos fala que as línguas deixarão de existir... Lembremo-nos que a confusão (diversidade) da língua - originando os mais diversos idiomas - foi um castigo e que, na Volta do Perfeito, em Seu Reino terreal, esta diversidade deixará de existir!!! Sf 3:9.

Observação Doutrinária 5

"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão ao CRIADOR; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja." [I Co 14:1-4].

Alguns pensam que a "língua desconhecida" mencionada no verso 14:2 seja uma referência a "falar em línguas", mas este não é o caso. A língua (glossa) é claramente uma linguagem como qualquer outra — o mesmo sentido em que glossa é usada em outros lugares. Devemos observar o que o celebrado Matthew Poole disse sobre esses versos em seu famoso Comentário Bíblico (publicado em 1685): [Poole, citando Lightfoot, outro famoso comentarista, que faleceu em 1675.]:

"Porque o que fala em língua desconhecida; por língua (pois desconhecida não está no grego original, mas foi necessariamente acrescentado pelos tradutores, pois Sha'ul se refere a esse tipo de língua) ele quer dizer uma língua não conhecida por todos, ou, pelo menos, não pela maior parte dos ouvintes. Pode-se perguntar à qual língua desconhecida o apóstolo se refere aqui. Devemos pensar que os líderes e mestres na igreja de Corinto eram tão vãos ao ponto de pregar em língua árabe, cita ou parta para um povo que somente compreendia o grego? Nosso douto Lightfoot pensa que isto não seja provável e que se um deles fosse tão vão para fins de ostentação, o apóstolo o teria repreendido por praticar esse abuso e teria proibido a continuação dessa prática, do que dar instrução, que se alguém assim falasse, deveria interpretar, como faz no verso 5. Ele pensa, portanto, que o apóstolo se referia à língua hebraica, que por volta daquele tempo tinha em grande parte sido perdida, por causa da mistura dos judaicos com as outras nações, todavia estava restaurada em grande medida para os líderes das igrejas, para a melhor compreensão das Escrituras do Velho Testamento; e continuava em uso entre os judaicos para a leitura da Lei nas sinagogas. Agora, com a presença de muitos judaicos nesta igreja e o serviço ao CRIADOR sendo ordinariamente realizado em língua hebraica nas sinagogas, é muito provável que alguns desses judaicos cristianizados (para mostrar suas capacidades) quando falavam diante da igreja em Corinto, usassem o hebraico, embora poucos, ou ninguém mais entendesse aquele idioma. O apóstolo disse que aquele que assim fazia, falava não aos homens, isto é, não aos homens que não compreendiam aquele idioma, não à sua audiência em geral, embora talvez alguns poucos pudessem compreender, mas ao CRIADOR, que sendo o autor de todos os idiomas, necessariamente conhecia o significado de todas as palavras. "Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão ao CRIADOR; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios"; embora ele possa falar coisas misteriosas para si mesmo e para o entendimento de sua própria alma e espírito. Outros acham que era possível, que alguns que assim falavam, sendo apenas os instrumentos do poder do ETERNO, não pudessem eles mesmos compreender tudo aquilo que diziam, mas isto é improvável.

Em outras palavras, esses grandes eruditos bíblicos, Poole e Lightfoot, eram da opinião que a "língua desconhecida" a qual Sha'ul estava se referindo era o hebraico. O orgulho era um grande problema entre aqueles irmãos "enfatuados" em Corinto, de modo que pareceria que alguns pregadores estavam usando o hebraico como uma prova de sua erudição e não para a edificação de seus ouvintes, muitos dos quais possuíam pouca instrução formal. Embora eles pudessem edificar a si mesmos ao falar em hebraico, ou ao usar inúmeros termos em hebraico, eles estavam somente se comunicando com o CRIADOR e não com os outros homens ou, como Poole diz, "seus ouvintes em geral".

Podemos concluir, a partir dos versos 1-4, que Sha'ul estava insistindo que todos os pregadores devem falar aos seus ouvintes em uma língua que todos possam compreender. Isto é confirmado pelo verso 5, que diz:

"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação."

Portanto, se um pregador estiver determinado a pregar em uma língua desconhecida para a platéia, então pelo menos garanta que entre os presentes exista alguém que possa traduzir aquilo que ele disser para a língua comum das pessoas que estiverem na congregação. Pode ser alguém que estudou e aprendeu tal língua, ou alguém que tenha recebido o dom da interpretação, pelo poder do ETERNO.

Os seguintes versos têm o objetivo de reforçar esse ponto.

"E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja." [1 Co 14:6-12].

O Dicionário Webster (1828), que catalogou rigorosamente a linguagem usada na tradução Autorizada do Rei Jaime (KJV), definiu o verbo "edificar" como segue: "Instruir ou aprimorar a mente em conhecimentos gerais e, particularmente, em conhecimento moral e religioso, em fé e santidade."

Isto reforça o sentido do que Sha'ul estava tentando comunicar, isto é, que todas as palavras proferidas na igreja devem ter o objetivo único de "edificar" os presentes, promovendo um maior conhecimento da fé e da santidade.

Observação Doutrinária 6

Os cinco versos seguintes desenvolvem um pouco mais a doutrina das línguas:

"Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado." [I Co 14:13-17].

O verso 13 dá origem à seguinte questão: Por que uma pessoa que está falando em uma língua estranha tem de orar "para que a possa interpretar"? Isto é facilmente explicado se compreendermos que a "língua desconhecida" é desconhecida somente para a audiência e não para aquele que está falando. O desafio para quem fala é encontrar as palavras certas no idioma local para que ele possa ser compreendido pelos seus ouvintes. Sha'ul está orientando que, nesses casos, ele deveria orar (talvez antecipadamente) e pedir que o poder do ETERNO lhe dê a capacidade de encontrar essas palavras.

Esses versos têm particular consideração para a diversidade das línguas que eram faladas em Corinto [na Grécia, de um modo em geral - vide At 2], uma agitada cidade cosmopolita com residentes e visitantes de muitas partes do Império Romano. Dentro do espaço de alguns poucos quilômetros quadrados, era possível encontrar de dez a quinze idiomas sendo falados, cada um dos quais era um "idioma estrangeiro" para qualquer um que não o compreendesse. Assim, em uma igreja formada por membros de origem gentia, com níveis mistos de educação formal, era absolutamente vital que qualquer um recebesse exatamente a mesma instrução religiosa. Sha'ul estava perfeitamente ciente que a confusão apareceria se a igreja em Corinto não solucionasse esse problema.

O conselho dele foi tipicamente prático — seja por dons espirituais ou por estudo convencional, seja por meio de recursos próprios ou com a ajuda de terceiros, sempre garanta que tudo o que você disser seja compreendido por todos os ouvintes.

Isto é consistente com a epístola como um todo, onde o objetivo principal de Sha'ul era solucionar os problemas práticos e fazer isso de um modo claro e conciso que todos em Corinto pudessem compreender.

Portanto, podemos concluir que os versos 13-17 não apresentam um novo elemento doutrinário, mas simplesmente reforçam a mensagem dada por Sha'ul nos versos 6-12.

Observação Doutrinária 7

"Dou graças ao meu CRIADOR, porque falo mais línguas do que vós todos. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento." [I Co 14:18-20].

No verso 18 Sha'ul está dizendo aos coríntios que, devido ao seu chamado como apóstolo aos gentios, ele tinha mais oportunidade do que qualquer um em Corinto de falar várias línguas — ele está se referindo aqui ao dom espiritual das línguas concedido pelo poder do ETERNO. Ele certamente adquiriu um grande conhecimento de idiomas no curso de suas extensas viagens.

Se considerado isolado, o verso 19 pode sugerir que Sha'ul algumas vezes falava em línguas (sobrenaturalmente) sem na verdade compreender o que estava dizendo. Mas, isso estaria em conflito direto com tudo o que ele disse até agora. Na realidade, ele está proclamando (no verso 19) que nunca, sob quaisquer circunstâncias, dizia a uma audiência algo que não pudesse ser compreendido! Ele enfatiza isso ao exortar os coríntios (no verso 20) a abrir mão do hábito infantil de pregar em um idioma que a audiência não possa compreender.

É claro então que os versos 18-20 repetem, em termos muito enfáticos, a mesma mensagem dada nos versos 6-17, isto é, "Faça-se compreender!"

Observação Doutrinária 8

"Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o CRIADOR. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis." [I Co 14:21-22].

Sha'ul está se referindo aqui a Is 28:11-12, que já discutimos. Ele está confirmando que falar em línguas (de forma sobrenatural) é um sinal aos judaicos ("este povo"). Como Yashua'yah refere-se especificamente aos descrentes do povo judeu ("e ainda assim não ouvirão"), esta é a descrença sobre a qual Sha'ul está falando. Não haveria sentido em fazer um pronunciamento inspirado (profecia) a um judeu não convertido, mas meramente testemunhar alguém falando sobre YAOHUH na língua de um povo estrangeiro seria bastante surpreendente para ele.

Estes versos confirmam que Sha'ul sabia que os coríntios estavam falando em línguas [o hebraico, como vimos acima] mesmo quando judaicos não estavam presentes. Eles estavam fazendo isso simplesmente para impressionar uns aos outros e não pela razão expressa dada nas Escrituras.

Temos uma nova conclusão doutrinária aqui, isto é, que falar em línguas era um sinal para os judaicos e somente para os judaicos daqueles dias...

Observação Doutrinária 9

"Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará ao CRIADOR, publicando que o CRIADOR está verdadeiramente entre vós." [I Co 14:22-25].

Os "infiéis" no verso 23 estão ligados com os "indoutos". Assim, Sha'ul está se referindo aqui aos gentios descrentes. Ele diz que quando esses indivíduos compareciam a um serviço da igreja e ouviam muitos na congregação falar em línguas (por meio do dom concedido a eles pelo poder do ETERNO), eles naturalmente pensavam que os "cristãos "estavam loucos". Se compreendessem o que estava sendo dito de forma sobrenatural, eles não ficariam confusos e não pensariam que os cristãos coríntios estavam loucos. O problema é que, por não conhecerem a língua falada ali, naquele momento, eles não compreendiam o que estava sendo dito. Os coríntios estavam fazendo mau uso do dom das línguas. Com isto, eles estavam somente confundindo os indivíduos sinceros que compareciam às reuniões da igreja para ouvir o Evangelho de Cristo. Se eles enfocassem apenas a pregação do Evangelho de um modo bíblico e inspirado (profetizando), então esses visitantes poderiam prontamente compreender e vir a Cristo, deixando o judaísmo!

Observação Doutrinária 10

"Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com o CRIADOR. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados." [I Co 14:26-31].

Sha'ul censura os coríntios por serem tão ansiosos em expressarem suas aptidões evangélicas que negligenciavam aquilo que era realmente importante — a edificação dos ouvintes. Ele pede que eles limitem o número dos que falam ou pregam a dois ou três. Se um deles estiver falando em uma língua que parte da audiência não compreende, então que outra pessoa interprete aquilo que está sendo dito para que todos os presentes sejam edificados. Se não houver alguém que possa interpretar, então aquele indivíduo deve permanecer calado e orar ao CRIADOR.

Ele os faz lembrar também que, se o poder do ETERNO motivar outra pessoa a falar, pode fazer isso para o benefício de todos, mas não de forma a criar confusão. Cada um deve falar, um de cada vez, de forma ordeira. Vê-se isto, hoje, nos cultos pentecostais?

Observação Doutrinária 11

"E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque o CRIADOR não é um UL de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." [I Co 14:32-33].

O verso 32 diz que as faculdades dos santos ou profetas (aqueles que estão falando) devem estar o tempo todo sob o controle deles mesmos. A palavra traduzida como "espírito" é pneuma (Strong, item 4151), o que significa alma racional ou disposição mental. Em hipótese alguma deve um cristão falar na igreja sem ter pleno controle ou sem compreender suas próprias palavras e ações, pois o CRIADOR não é autor de confusão.

Observação Doutrinária 12

"As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja... Porventura saiu dentre vós a palavra do CRIADOR? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do CRIADOR. Mas, se alguém ignora isto, que ignore. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem." [I Co 14:34-40].

Sha'ul está impondo uma disciplina rígida aqui. Nos versos 36 e 37 ele diz que, independente do que alguém em Corinto possa pensar — não importa quem seja — aquilo que ele, Sha'ul, diz aqui é para ser seguido por todos, exatamente como definido. Ele não os proíbe de falar em línguas, mas somente podem fazer isso da forma como eles os instruiu. A palavra traduzida como "decentemente" (euschemonos) também significa "honestamente". Ele deseja que eles ajam de forma honesta nesta questão e que mantenham os preceitos de ordem que ele delineou para eles.

Nota: Este texto de Sha'ukl foi mal traduzido de forma que hoje, muitos crêem que as mulheres devem estar em silencio [diga-se, a CCB], não ministrando a Palavra. Mas lendo esta pasSagem em uma versão unitariana, temos o verdadeiro sentido da passagem; veja:

34As mulheres devem ficar calmas durante as reuniões na oholyao. Não devem tomar parte nas discussões. Sejam submissas, tal como mandam a Tanakh. 35Se tiverem questões a apresentar, que o façam em paz como fazem aos seus maridos, em casa; não é próprio para as mulheres se exaltarem nos cultos da oholyao. 36Será que vocês pensam que o conhecimento da palavra de UL começa e acaba unicamente em vocês, coríntios? Pois bem, estão enganados! 37Vocês que conclamam ter o dom de falar em Shuam (Nome) de UL, e outras capacidades da parte do RUK’HA (UL, em espírito onipresente), deveriam ser os primeiros a perceber que o que estou dizendo é um mandamento da parte de UL. 38Mas, enfim, se alguém continua discordando, não temos mais que o deixar na sua ignorância. 39Portanto, meus irmãos na fé, procurem ansiosamente pregar em Shuam (Nome) de UL a sua mensagem com toda a nitidez; e não impeçam quem fala em outras línguas! 40Certifiquem-se de que tudo é feito em ordem, e sempre da forma mais decente e conveniente.

Resumo do Dom Bíblico de Falar em Línguas

A partir desta nossa análise, podemos ver que as Escrituras é muito específica sobre o papel das línguas (das nações), como e quando esse dom do poder do ETERNO podia ser usado. A Palavra definiu algumas condições que tinham de ser satisfeitas antes que isso pudesse ser feito de uma maneira sadia. As condições são as seguintes:

1. A língua, como um dom, deve ser usada para a edificação da igreja
2. A "língua" precisa ser uma linguagem natural falada pelos homens.
3. Quem fala precisa compreender o que está dizendo.
4. Quem fala precisa ter pleno controle sobre aquilo que está dizendo.

Usando essas conclusões bíblicas, podemos responder à diversas questões que os cristãos modernos têm a respeito do dom das línguas:

- Podem os cristãos modernos falar em línguas [estranhas] de um modo biblicamente correto?

A resposta é obviamente não! Isto não impede a possibilidade que o CRIADOR possa fazer uma pessoa falar espontaneamente em outro idioma, como fez com a mula de Balaão, mas isto tão somente em casos extremamente necessário, para edificação da igreja!

- Os pentecostais e carismáticos falam em línguas na oração privada — isto é biblicamente aceitável?

Novamente, a resposta é não! As línguas bíblicas não eram uma forma particular de oração. Elas tiveram um propósito muito específico, que foi servir como um sinal para os judaicos e fora disto, Shaul nos deu uma segunda opção: edificar TODA a igreja! O dom das línguas era visto em um foro público.

- Os pentecostais e carismáticos falam em uma forma ininteligível de línguas — isto é biblicamente aceitável?

Novamente, não! A Bíblia mostra claramente que falar em línguas sempre envolvia expressar-se em uma linguagem conhecida em alguma parte do mundo. Além disso, precisava ser um idioma compreendido por pelo menos uma pessoa no recinto para que este pudesse traduzi-la para os demais.

- Os pentecostais e carismáticos que falam em línguas [estranhas] não sabem o que aquilo que proferem de forma ininteligível, significa — isto é biblicamente aceitável?

Absolutamente não! Mais uma vez, a Bíblia é muito clara sobre isto. Quem fala precisa sempre compreender o significado daquilo que está dizendo.

Os que falam em línguas hoje frequentemente perdem o controle dos movimentos de seus corpos — isto é biblicamente aceitável?

Não, não é! A Bíblia diz que quem fala precisa sempre estar em pleno controle de si mesmo.

- Que Espírito está trabalhando por meio daqueles que falam em Línguas, hoje?

Esta é uma questão muito delicada e dolorosa de responder. Muitos pentecostais são cristãos maravilhosos e desprendidos; profundamente dedicados a viver uma vida cristã. Entretanto, é óbvio a partir da análise nas Escrituras que realizamos, que o poder do ETERNO não confere o dom das línguas desta forma indiscriminada, tão somente para a edificação pessoal. Portanto, se os cristãos modernos estão falando em línguas, eles estão no mínimo fingindo (talvez até para si mesmos) expressando uma forma aberrante (inócua) de comportamento mental; porém,  na grande maioria, estão sob uma influência sobrenatural de origem imunda. O inimigo tem interesse nisto, pois atuando assim, mantém a pessoa no erro: Ponto para satanás!!! Leia I Jo 4:1-6.

É esta última explicação que deve ser de maior preocupação. As duas primeiras explicações (auto-engano e comportamento aberrante) são más o suficiente no sentido que desviam os cristãos de orarem ao CRIADOR, conforme Ele deseja, e apresentam um retrato do Cristianismo muito distorcido para o mundo. Quantos milhares já rejeitaram o Evangelho por causa do modo estranho com o qual cristãos supostamente devotos que falam em línguas estavam se comportando? E quantos milhões se recusam a estudar as Escrituras e deixar suas crenças em falsas doutrinas - principalmente a trindade e crença em um falso nome - justamente porque foram, "batizados no espírito"!!!

Entretanto, o elemento demoníaco é que é verdadeiramente perigoso [II Co 11:14]. Muitos observadores já notaram o quão erráticos e desbalanceados os pentecostais e carismáticos que falam em línguas podem se tornar em suas vidas emocionais [julgam-se salvos e os demais, perdidos, por que não foram "batizados no espírito"] e o quão sedentos eles estão por sinais e demonstrações da providência divina. Para eles, a ênfase está na experiência, e não na fé — exatamente como no Movimento de Nova Era!

Citamos os comentários do pastor Bryce Hardin no início deste estudo e sua grande preocupação com o estrago que o falar em línguas está fazendo, tanto para os cristãos individuais quanto para o Cristianismo em geral. Ele diz que já viu incontáveis casos em que pessoas que falavam em línguas ficaram sujeitas a sérias e prolongadas perturbações quando se abriram para "o espírito"; verdadeiros possessos de demônios. Dificilmente ocorria a qualquer uma dessas pessoas - inaceitável para eles - que o espírito envolvido não era o poder do ETERNO, mas uma entidade demoníaca que se mascarava como um ser benigno.

Com minha própria experiência no Movimento de Nova Era, é óbvio para mim que muitos cristãos hoje pensam no poder do ETERNO como uma força e não como uma pessoa (ou talvez parcialmente como uma força e uma pessoa - o poder do 3º deus trino). Assim, elas imaginam que possam chamá-lo, mais ou menos como um fluído sutil dos céus. Este é um erro verdadeiramente horrendo e que está fazendo um imenso mal ao Cristianismo, hoje. O poder do ETERNO é visto tão somente em uma pessoa, Yaohushua, agora em Espírito onipresente! Ele não pode ser invocado como uma força ou uma energia. Ele também não pode receber ordens para fazer isto ou aquilo.

Lembre-se que Yaohushua hol'Mehushkyah NUNCA orava ao poder do ETERNO [a um 3º deus, chamado Espírito Santo dos trinos]; Ele SEMPRE orava ao Pai Celestial. Isto certamente nos diz alguma coisa. Parece que, exceto nos casos de pura ingenuidade, todos os praticantes das línguas estranhas estão terrivelmente confusos a respeito do verdadeiro Cristianismo bíblico e estão motivados principalmente pelo orgulho, a crença que de algum modo eles podem se dirigir ao poder do ETERNO - o ES para eles - (o que Yaohushua hol'Mehushkyah nunca fez) e dizer-lhe o que fazer.

Ninguém gosta de ouvir isto e eu certamente não gosto de ter de dizer isto. Mas, após 33 anos no Movimento de Nova Era, quando finalmente vim a Cristo, fiquei realmente chocado em ver quantos cristãos tinham se tornado praticantes de Nova Era pela porta dos fundos; quantos tinham perdido sua fé em Cristo e substituído a fé por uma filosofia experimental que na Verdade está em conflito com a Verdade bíblica. Experimente mostrar à eles (os pentecostais) que suas crenças pessoas - ou de suas denominações - não tem fundamento bíblico; que estão na igreja errada! Vão chamá-lo de louco, de apostata! Tais cristãos parecem ter se esquecido do quão perigoso ha'satan é e quantas versões falsificadas de Cristianismo ele já criou para enganar os incautos e atraí-los para sua rede de engano. Lembre-se, hoje, tais denominações são tão somente, concorrentes à Kehiláh que o próprio Messias fundou sobre a Verdade dita por Kafos: que Ele era o Filho do ETERNO (derrubando a trindade) e nosso Redentor [Mt 16:18].

A partir de longos anos de estudo neste campo, não tenho a menor dúvida que falar em línguas estranhas, ser ferido (ter desmaios) no espírito, a Bênção de Toronto (também chamada de Reavivamento do Riso), e fenômenos similares são totalmente demoníacos em sua origem; uma forma disfarçada de possessão espírita que apresenta uma ameaça espiritual real para qualquer um que seja tolo o bastante para se envolver nessas práticas.

A maioria dos cristãos não está familiarizada com Grimoires, coleções de maldições e encantamentos mágicos muito antigos. Eles foram criados para conjurar e controlar os espíritos das trevas para propósitos mágicos. Muitas dessas maldições e encantamentos estão em latim (como os encantamentos que aparecem nos livros da série Harry Potter), porém outros estão em grego, inglês arcaico, hebraico e árabe. Assim, é muito fácil para um demônio induzir um cristão a proferir uma dessas maldições sob a crença errônea que está falando em línguas. Por exemplo, se você ouvisse alguém entoar "jam tibi impero", poderia imaginar que isto é uma oração que lhe foi dada pelo poder do ETERNO. Na Verdade, são as três palavras iniciais de um encantamento mágico para dar ordens a um demônio tenebroso.

Muitos cristãos acreditam erroneamente que falar em línguas seja um fenômeno exclusivamente cristão. Na Verdade, não é nada disto. Muitas outras culturas e tradições religiosas, incluindo o Vodu e a Santeria, praticam as línguas. O fenômeno também é bem conhecido entre os seguidores da Falun Gong, o movimento religioso chinês que está baseado na antiga arte ocultista do Qigong. Por exemplo, "... centenas de pessoas em Pequim compareceram recentemente para uma tarde de risadas descontroladas até ao ponto de rolar no chão, danças em transe, curas pela fé e falar em línguas". Eles estavam participando de uma reunião da Falun Gong, organizada por Li Hongzhi, que por volta de 1995 afirmou ser o "salvador onisciente e onipotente de todo o universo". (Citado em Qigong Fever: Body, Science and Utopia in China, David A Palmer, Columbia University Press, 2007).

Em um encontro de um Congresso, na cidade de Washington, em maio de 2005, o professor David Ownby fez uma apresentação sobre as religiões não-oficiais na China, em que discutiu Qigong e Falun Gong: "Chefiados por mestres carismáticos, o movimento prometia curas milagrosas e poderes sobrenaturais, que podem ser obtidos por meio de exercícios físicos, meditação, visualização, transe e/ou falar em línguas. Fenômenos paralelos no Ocidente seriam chamados de novos movimentos religiosos ou Movimentos de Nova Era."

Falar em línguas também existe na Kundalini Yôga, que envolve despertar o "poder da serpente" na base da espinha dorsal — uma prática ocultista muito perigosa.

Em seu livro Devatma Shakti (Kundalini), Divine Power, o swami Vishnu Tirtha cita algumas das características relevantes, com base em um tratado escrito por seu guru, Shri Yogãnandji Mahãrãja: "Quando seu corpo começa a tremer, os cabelos ficam eriçados, você ri ou começa a chorar sem desejar, sua língua começa a proferir sons deformados, você fica tomado por um temor ou vê visões atemorizadoras... a Kundalini Shakti se tornou ativa...";

"Quando em seguida você se senta com os olhos fechados, então em um instante o corpo começa a mostrar atividades como fazer os braços e as pernas se estenderem forçadamente, sons deformados serem proferidos em voz alta, você começa a proferir sons parecidos com as vozes de animais, como pássaros, sapo, leão, chacal, cachorro, tigre, que inspiram medo e não são agradáveis de se ouvir, compreenda que a Grande Deusa Kundalini entrou em ação...".

"Logo depois que você se assenta para as orações, seu corpo começa a tremer e em êxtase de alegria você começa a cantar hinos em tons de música agradáveis de ouvir e cuja composição e poesia vêm involuntariamente, suas mãos batem palmas ritmicamente e você pronuncia palavras em uma língua estranha que não conhece, mas o som produz êxtase em sua mente, saiba que a Deusa da linguagem, Saraswati, despertou e entrou em ação".

Se você acha que o poder do ETERNO está envolvido em qualquer um desses fenômenos, está terrivelmente enganado. Eles são total, completa e profundamente demoníacos. Os demônios são até mesmo citados — Shakti, Kundalini and Saraswati.

Vou encerrar com uma chocante advertência feita por Bryce Hardin

"Até tempos recentes, o Espiritismo estava em geral desacreditado. Seus supostos fenômenos eram ridicularizados e seus médiuns eram rejeitados como impostores. Tudo isto agora mudou. A prática do Espiritismo em uma forma ou outra se tornou agora aceitável na sociedade, mas ainda mais, seu aparecimento no segmento da igreja cristã que fala em línguas na Verdade o tornou respeitável. O caminho está agora sendo preparado para novas esferas cada vez mais amplas de atividade demoníaca e para o fornecimento de novos e mais eficientes canais humanos por meio dos quais esses espíritos enganadores poderão operar".

"Alguém já disse muito bem que a separação entre o natural e o sobrenatural é feita por uma parede muito fina em alguns locais. Este é certamente o caso aqui. Com o surgimento nos últimos cem anos do movimento das línguas estranhas, com seu poderoso apelo emocional e suas curas psíquicas, ha'satan criou agora para si mesmo uma nova fonte de autoridade e esses ensinos, tendo obtido respeitabilidade, abrem a porta ainda mais para outras doutrinas de demônios." — Today’s Tongues, 1987, pág. 12.

Portanto, Falar em Línguas e ter Revelações, são armas de ha'satan, para mantê-los longe da Verdade. Amnao!

 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são do CRIADOR, porque [já] muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Poder do ETERNO: Todo o espírito que confessa que Yaohushua hol'Mehuskyah veio em carne é do ETERNO; E todo [o] espírito que não confessa que Yaohushua hol'Mehuskyah veio em carne não é de Deus; mas este é o [espírito] do anticristo, do qual [já] ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. Filhinhos, sois do ETERNO, e [já] os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos do ETERNO; aquele que conhece ao CRIADOR ouve-nos; aquele que não é do ETERNO não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. I Jo 4:1-6.

 Nem todo o que me diz: Mestre, Mestre! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que [está] nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Mestre, Mestre, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mt 7:21-23.
 

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS [015]

9 9191-8612

(CLARO)

 

9 9781-0294 

(VIVO)

9 8121-3482

(TIM)

 

falecom@cyocaminho.org

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

 

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.