SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

 

UNICISMO OU MODALISMO - UM DEUS MULTI-FACIAL

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

Introdução:

O Unicismo ou modalismo advoga que existe um Deus, o qual se manifesta em três essências ou modos(pai, filho e espírito santo), só de ouvir esta história de três(03) alguma coisa, nos vem logo a mente uma outra doutrina semelhante, a trindade advinda do paganismo; dai que vem o nome modalista, referindo-se aos modos pelos quais a divindade tem se manifestado.

https://www.judaismonazareno.com

Edição de oCaminho
 

Na visão desta facção religiosa, "o Pai, o Filho e o Espírito Santo" são manifestações de uma única e singular pessoa, o ETERNO (a Divindade*, para os falsos messiânicos, que ainda não se livraram de toda forma de paganismo),  de modo que não crêem que o Pai´[YAOHUH UL'HIM] e o Filho Yaohu'shua sejam seres distintos, este artigo abordará esse engano sutil e mentiroso mostrando que tanto o unicismo [não confunda com unitarianismo, onde o PAI é a Origem e o Filho é o Verbo - o Criador e Redentor] como o trinitarianismo tiveram a mesma origem, isto é, na religião cristã greco-romana.

* D'EUS - uma forma de falso respeito, uma vez que a própria palavra "deus", vem do paganismo (Zeus)... Para o Pai, use adjetivos tais como Eterno, Altíssimo, etc. Para o Filho, use Criador, Redentor, Cristo, etc. Redentor, jamais, pois nos remete a Baal, o significado por trás desta palavra. Para 'Espírito Santo", use de forma inversa (santo Espírito - Jo 4:24) para descaracterizar um nome pessoal... Nomes terminados (ou iniciados) em EL, saiba que nos remete a EL, o pai de Baal, o "criador" para os assírios. Nas Escrituras, o que temos é UL (criador) aplicado sempre ao Filho. Para o Pai, temos UL'HIM (um superlativo), corrompido para Elohim...

Objetivos:

* Mostrar aos que estão sendo enganados por esta doutrina pagã, greco-romana, o verdadeiro caminho do monoteísmo hebraico bíblico.

* Desmistificar a falsa idéia das supostas três essências

* Dar suporte bíblico aos que estão sendo assediados por unicistas de plantão.

* Conduzir pessoas sinceras à verdadeira Fé Patriarcal unitariana.

* Abordar o assunto dentro do contexto hebraico das Escrituras, utilizando sempre que possível a Lashon ha'Kadosh arcaica (antiga, original), língua do povo do Eterno.

* Identificar  as diversas igrejas e denominações cristãs que seguem o dogma unicista na atualidade.

 

O Unicismo não é um ensino bíblico:

A doutrina que prega que a Divindade é formado de 3 pessoas, é a doutrina da Trindade. Para saber mais dobre esta outra doutrina romana, veja a nossa página de Temas DVs.

O Dogma unicista prega que 'jesus' é tanto o Filho, como o  Pai (e vice -versa, já que para eles o Pai não tem um Nome pronunciável, foi esquecido) e o 3º deus, Espírito Santo, este ensino é um pouco diferente do dogma da trindade que prega que a divindade é formado de 3 pessoas distintas, e também difere da crença  judaica sobre o unitarismo do Shemah do Eterno (ver Dt 6:4), onde para eles, não existe o Filho!

Pois para nós, o Eterno é um ser  INDIVISÍVEL, UM SÓ, ÚNICO, ÍMPAR, SINGULAR e INCOMPARÁVEL, mas que GEROU um ser  que se tornou Seu filho primogênito, distinto dEle (Jo 1:18) como pessoa, que lhe é submisso e, que através do Seu Poder (do Pai) realizou TUDO que existe,, inclusive nós, os seres humanos... Com a queda, se fez carne - através da semente humana (concepção carnal entre Yao'saf&Maoro'hem) - e veio até nós para nos Resgatar... Cremos que a/o Ruach ha'Kodesh/Santo Espírito seja a emanação/manifestação da parte do Pai ou agora (depois do pentecostes) também do Filho, pois, AMBOS, são espíritos, e Santos! Antes da encarnação, o nosso Criador, Yaohu'shua, se fazia presente através da sua manifestação angelical, o anjo Mika'ul (O Anjo do ETERNO) que falava aos nossos pais,, os profetas - Hb 1:1-2. Durante a encarnação,ummanjo, Gabor'ul, foi comissionado como o Anjo do Criador, para assim também falar aos homens...

 

Histórico da heresia unicista:

A origem do unicismo se prende aos primeiros séculos da Era Cristã. Os mais antigos relatos que se têm notícia são de Praxeas ensinando na Ásia Menor, enquanto Noeto aparece pregando em Roma. Noeto foi quem primeiro formulou uma teologia essencialmente unicista. Ele foi bispo católico de Esmirna, quando por volta de 180 d.Y. começou a ensinar o que mais tarde seria conhecido como Monarquianismo. Saiu da igreja de Esmirna por causa de sua insubmissão ao arcebispo, Noeto se refugiou em Roma, onde mais tarde conheceria Epigonus, primeiro discípulo e propagador de sua idéias.

Outro destacado líder do unicismo por essa época foi Praxeas. Oriundo da Ásia Menor, Praxeas era conhecido por seu gênero inquieto, arrogante e perspicaz. Ele chegou a Roma de maneira sutil, passando despercebido até mesmo pelo experiente Hipólito. Formado aos pés de Noetos, Praxeas desenvolveu boa parte de seu ministério em Cartago, onde encontrou forte oposição por parte de Tertuliano [o introdutor da trindade nas Escrituras, manipulando Mt 28:19]. Praxeas negava a pre-existência de Yaohu'shua, usando o termo “FILHO” apenas à encarnação. Segundo este bispo, o Filho seria carne; o Pai, Espírito. Era assim que Praxeas entendia as duas naturezas do Messias, sendo hoje um dos principais artifícios do unicismo moderno. Essa doutrina foi combatida por Tertuliano em Contra Praxeas, quando pela primeira vez o apologista Tertuliano usa o termo trínitas (trindade) para a divindade.

O unicismo, enquanto tentativa de explicar a natureza do Eterno, ganhou corpo a partir do terceiro século. Movido pelo racha do Monarquianismo em Dinâmico e Modalista, ainda no fim do segundo século, Sabélio, um bispo católico de uma igreja do norte da África, saiu em defesa do Modalismo. Sabélio estabeleceu novas diretrizes ao unicismo, do que lhe valeu o título de “maior defensor do Modalismo (unicismo) da História”. Muitas das definições que conhecemos hoje, como “modos do Pai”, “modos do Filho” e “modos do Espírito Santo”, tiveram origem no bispo Sabélio. Apesar da oposição imposta por parte de alguns lideres da igreja na época, entre eles Tertuliano e Orígenes, Sabélio “progrediu”, encontrando na massa dos fieis seus principais seguidores; uma briga entre modalistas e trinitarianos; ambos errados, uma vez que as Escrituras não dão suporte à estas doutrinas de homens; leia I Co 8:4up, 5-6.

Sabélio teria sido influenciado por Noeto, um presbítero católico da igreja da Ásia Menor, nascido em Esmirna que viveu no segundo século d.Y., o qual, segundo a citação feita por Hipólito, teólogo romano do terceiro século, que em sua obra Contra Noetum, menciona que Noeto teria afirmado:

"Digo que Cristo era o mesmo Pai, e que o Pai era o que havia nascido, padecido e sofrido"

Nota de oCaminho: Até hoje, predomina entre os "cristãos" (trinitarianos) que a obra da criação do ser humano é do Pai (DEUS, para eles)!

Certamente esta era mais uma das provas de que o conhecimento teológico, ou verdadeiro conhecimento sobre a Divindade estava sofrendo um desvio e deturpações.


A falácia unicista foi profetizada pelo apóstolo Pedro:


Kafos/Pedro apóstolo do Messias, usado pela Ruach (o Criador, agora em espírito onipresente - Mt 18:20), profetizou que iriam surgir falsos ensinos que chegariam ao ponto de se negar a obra dEle (do Messias) como o enviado do Eterno, anulando assim todo trabalho intercessório de Yaohu'shua; transformando toda a obra do Messias de Yaoshor'ul num grande Teatro greco-romano:

"No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles trarão heresias perniciosas e rejeitarão o Mestre que os resgatou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição" (II Pd 2:1)

Rejeitar a criação e filiação de Yaohu'shua, não  aceitando que um ser distinto do Pai se entregou para ser sacrificado e se tornar resgatador e comprador de um povo para a Divindade, é repudiar nosso Mestre e Redentor; transformando toda a obra do Messias num TEATRINHO, pois, se o Messias sempre foi o Eterno encarnado, então tudo que ele sofreu, seu escárnio, suas dores e seu martírio foi uma grande ENCENAÇÃO para nos enganar [DEUS não pode ser tentado, o Filho foi; DEUS é imortal, o Filho morreu; ou não?]. Isso sim é um desvio claro da verdade sobre a vinda do Messias descrita no Tanach hebraico.


Variação da crença unicista ressurge mais tarde e com mais força:

Na era moderna, esta doutrina maléfica romana ressurgiu e gerou divergências  dentro de algumas denominações protestantes, como da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, cujos  dissidentes passaram a reunir-se e organizar uma forma de adoração centralizada nos conceitos unicistas de John S. Sheppe, como também outra variação da crença unicista foi pregada por um falso profeta  norte-americano chamado William Marrion Branham (1909), "pastor" da Igreja Batista que mais tarde fundaria a Igreja Pentecostal Tabernáculo da Fé após ter tido diversas “visões”, a mesma crença unicista também impregnou uma parte do dito judaísmo messiânico também oriundos da denominação protestante “judeus para Jesus” transformando-se depois em várias denominações menores, todas se auto classificando de “netzarim” ou "nazarenos" e reivindicando para si “autenticidade”.


Principais ramificações e facções unicistas no Brasil:

Hoje existem várias denominações e facções cristãs do unicismo no mundo, no Brasil, seis principais grupos se destacam, a saber:

1- Igreja de Deus no Brasil.

2- Igreja Local de Witnees Lee.

3- Igreja Pentecostal Tabernáculo da Fé.

4- Igreja de Deus do Sétimo Dia.

5- Ministério A Voz da Verdade.

6- Os Adeptos do Nome Yeshua e suas Variantes Judaizantes de falsos nazarenos.

Observem que esta heresia perniciosa se originou e manifestou-se exclusivamente dentro da Grande Babilônia e suas Filhas, tanto o trinitarianismo como o unicismo são faces de uma mesma moeda romana, apenas com conceitos diferentes, enquanto que um prega um só deus dividido em três pessoas distintas, o outro prega um só deus dividido em três essências ou modos de se apresentarem. Um, surgindo para combater a trindade e o outro, para acomodar o modalismo diz que no VT era o Pai presente [ignorando Jo 1:18]. no NT, o Filho; e, HOJE, o 3º deus, o ES! Observem e comparem estas duas declarações de fé, uma católica e outra unicista:

«Nós acreditamos com firmeza e afirmamos simplesmente que há um só Deus verdadeiro, imenso e imutável, incompreensível, todo-poderoso e inefável representado no PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO: Três Pessoas, mas uma só essência, uma só substância ou natureza absolutamente simples» (Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana, Profissão de Fé, Capítulo primeiro, Artigo 01 disponível em https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html).

«Cremos que YHWH é UM (echad), ou seja, apenas 1 (uma) Pessoa, e não Três. Cremos que YHWH pode se manifestar de formas plurais, conforme atesta a Torá. Cremos que YHWH revela a si próprio pelas K’numeh ou Gaunin (essências, naturezas, manifestações) do PAIdo FILHO como a Palavra/Memra e da RUACH HAKODESH (Espírito de santidade/ESPÍRITO SANTO). Cremos que o PAIo FILHO Ye'shua (Palavra) e a Ruach HaKodesh (ESPÍRITO SANTO) são manifestações do mesmo YHWH» (Declaração de Fé do “Judaísmo Nazareno Unicista” nº 01, disponível em https://www.judaismonazareno.org/nossa-fe/).

Vemos que ambas as declarações de fé tendem a DIVIDIR o Eterno em três pessoas ou três essências ou três modos diferentes, em ambas as declarações notamos a forte influência romana por trás destas duas religiões, num bom português popular “é tudo farinha do mesmo saco”.

O unicismo (modalismo) nega a pré-existência do Messias (os trinitarianos TAMBÉM tem certas dificuldades em aceitar isto):

O unicismo nega qualquer possibilidade da preexistência do Messias. Por quê? Porque isso colocaria em risco sua falsa doutrina das múltiplas essências. Além de negar a preexistência do Messias, os unicistas apontam para o dia quando a Divindade “deixará de assumir seu papel de Filho e a filiação será, mais uma vez, absorvida pela grandeza da Divindade, que retornará ao seu papel original como Pai, criador e soberano de tudo”. O que não se entende com relação ao unicismo, é o porquê de todo este malabarismo divino. A descrição que eles fazem da Divindade é, sem dúvida alguma, uma verdadeira encenação teatral. É justamente esse o conceito que se tem do Filho – a de um personagem usado temporariamente pelo Pai num grande teatro divino. Consequentemente, não haveria a pessoa do Messias feito Filho da Divindade como pessoa espiritual, porém o apóstolo Sha'ul/Paulo joga por terra este conceito unicista ao declarar:

“Saúda-vos Sha’ul, servo de Yaohu'shua hol’Mehushkyah, escolhido por YAOHUH para ser emissário; separado para pregar as Boas Novas de UL'HIM, as quais já tinham sido prometidas por YAOHUH, nas santas Tanakh, há muito tempo, através dos seus profetas.” (Rm 1:2-3)

Nota de oCaminho: Cuidado com o "monoteísmo" dos TJs que aceitam Cristo; porém apenas em sua "fase" dita carnal (não aceita a preexistência)...

Isto é, o Messias pré-existia junto ao ETERNO, antes da Eternidade (antes de haver sido criado o Tempo - um fator delimitador da regência do pecado), pois foi o primogênito da criação do Eterno (ver Cl 1:15 e Ap 3:14); passou a existir como pessoa após seu nascimento de Maoro'hem, nascido da semente de Yao'saf seu pai natural por intervenção do ETERNO, em Espírito (YAOHUH, Rukha ha'Kodesh), foi declarado Filho do ETERNO após sua Ressurreição. Portanto, o Messias é uma pessoas distinta do Eterno, não há como fugir disso - Releia Sha'ul: I Co 8:5-6.


Analisando um pouco as Escrituras:

Vejamos apenas rapidamente alguns textos que nos mostram a incoerência deste falso ensino; para que tal doutrina fosse plausível, possível e lógica, Yaohu'shua em nenhuma hipótese poderia ter falado ou conversado com um outro ser em oração que também fosse reconhecido como a Divindade, pois desta forma ele estaria falando com outra pessoa o que do ponto de vista unicista é inconcebível (ponto para nós, diriam os trinitarianos).

Alguns falam de Yaohu'shua ter falado com sua natureza divina no céu enquanto sua natureza humana estava na terra*, mas isso não tem nexo e nem apoio bíblico, sendo necessário o uso de achismos e opiniões subjetivas não respaldadas ou substanciadas nas Escrituras... Vejamos alguns textos que nos mostram de fato a realidade, nestes textos é evidente a comunicação entre duas pessoas ou que existe duas pessoas mencionadas, e não uma, como pregam os defensores unicista, doutrina esta  que prega que Yaohu'shua é tanto Pai como o Espírito.

Nota de oCaminho: Duas naturezas para Cristo, explica a cruz: morreu somente a parte "humana"!

* Dn 7:13-14 = O Filho de homem (representado pelo Messias) se aproxima de outra pessoa (a Divindade)

* Sl 110:1 = O Eterno diz ao Redentor de Davi que sente ao seu lado, há dois seres aqui.

* Pv 30:4 = Nos esclarece que a Divindade tem um filho, e pergunta-nos qual é o Nome dele.

* Mt 26:42  = Yaohu'shua ora a alguém que ele identifica ser Seu Pai.

* Mt 7:21 = Yaohu'shua fala que a vontade de outra pessoa que está no céu é que deve ser obedecida

* Mt 11:25-27 = Mostra claramente que O Pai e Yaohu'shua são duas pessoas distintas, e não que só exista Yaohu'shua.

* Jo 8:17-18 = Yaohu'shua fala dEle e de seu Pai como sendo DUAS PESSOAS ou dois homens [δύο ἀνθρώπων].

* Jo 12:28  = Neste texto diz que uma Voz, e não era a de Yaohu'shua, falou desde o céu [Atenção trinitarianos, cuidado com a "pomba" - Rm 1:23 cf. Dt 4:15-19].

* Jo 20:17 = Aqui vemos que o filho tem um Pai que também é seu CRIADOR (UL'HIM).

* Ap 3:12 = Yaohu'shua menciona várias vezes alguém que Ele mesmo chama de seu próprio UL'HIM.

* Ap 3:14 = Yaohu'shua se identifica como o principio de criação do Eterno, e qualquer ser racional sabe o que quer dizer a palavra princípio e também criação (ver dicionário).

* Cl 1:15 = Diz aqui que Ele é a imagem do UL'HIM invisível, não que ele seja o ETERNO invisível; diz  também que Ele é o primogênito (ver no dicionário o que quer dizer essa palavra); ali diz também que Ele é primogênito de toda criação, ou seja, Yaohu'shua é o primogênito; o primeiro a ser criado ou gerado. Após ter sido GERADO pelo Pai [Hb 1:5-12], Ele é comissionado (pelo Pai) a Se tornar o VERBO (com o poder do Pai... Pv 8:22-30. Na Criação, Ele, Yaohu'shua, criava e o Pai (YAOHUH) aprovava: - E isto é bom! 

Será que Yaohu'shua poderia tomar iniciativa em fazer algo independente da vontade de outra pessoa, que era superior a ele? Veja você mesmo a resposta em João 5:19.

Yaohu'shua tem autoridade no céu e na Terra?   A resposta é sim! Mas veja se Ele sempre teve plenos poderes sobre o universo, ou se isso lhe foi dado por alguém (ver Mt 28:18). E note que Yaohu'shua depois de cumprir seu papel de Redentor, torna-se intercessor, mediador da humanidade e vindicador de YAOHUH UL'HIM... No fim dos tempos (o milênio terreal), Ele irá entregar o Reino ao seu Criador e Pai, sujeitando novamente todas as coisas ao ETERNO e se sujeitando a Ele também, para que a Divindade seja tudo e em todos (ver 1° Co 15:24-28).

Só não vê a nítida distinção e a existência de uma outra pessoa superior quem não quer ver. O fato de ser dito que Ele é a imagem da Divindade [Jo 12:45] não diz que Ele é o único E nem que é o Pai; o ser humano também foi  feito à Sua imagem e não Ele próprio (Gn1:26).

É interessante que muitos unicistas usam o texto de Jo 10:30 para tentar provar que Yaohu'shua é o próprio Pai (os trinitarianos também tentaram usar esta passagem a seu favor). Mas perceba bem neste texto que Yaohu'shua não diz: "Eu sou o Pai", mas sim que ele e o pai [ἐγὼ καὶ ὁ πατὴρ] eram um, e depois orou para que seus discípulos todos fossem um, tal qual ele era um com o Pai (ver Jo 17:11) - unidos em propósitos. Assim, fica bem evidente o que Yaohu'shua queria dizer, ou seja, ele estava unido num só propósito com UL'HIM, e por isso Ele e o Pai eram um, assim deveriam ser seus servos.

Nota de oCaminho: Isto também explica Jo 1:1-3 e nos remete à verdadeira tradução desta passagem: No princípio era a Palavra e a Palavra estava com YAOHUH; e a Palavra era com UL’HIM. Aquele que é a Palavra sempre esteve com YAOHUH. Criou tudo o que existe e nada existe que não tenha sido feito por Ele (Hb 1:2; Cl 1:15-20 cf. I Co 8:4up, 5-6).

Repito (I Co 8:5-6), seria desnecessário o apóstolo Sha'ul/Paulo dizer aos judaicos e gentios (yaoshorul'itas, espalhados por entre as nações) do passado que há somente um UL'HIM, e que ele é o Pai, e logo em seguida mencionar que há um só Redentor, Yaohu'shua hol'Mehushkyah, se na realidade eles não fossem duas pessoas, ou que os judaicos do passado acreditassem no unicismo (doutrina que surgiria séculos mais tarde após a apostasia). Porém, os unicistas não podem crer que haja duas pessoas, pois se assim passarem a crer, já não crêem mais na unicidade conforme tanto pregam. Sha'ul/Paulo não teria feito esta declaração em I Co 8:6, se ele (as Escrituras) não ensinasse tão somente o unitarianismo!

Os unicistas modernos são lúcidos o bastante para compreenderem que a Divindade não pode ser três pessoas, mas ilógicos o suficiente para não entenderem - cegados por seus líderes - que o Filho e o Pai não podem ser apenas "roupagens" diferentes de uma mesma pessoa. O próprio Yaohu'shua disse que não glorificava a si mesmo, mas sim que seu Pai é que O glorificava, e acrescentou que Este era o Ser que os judaicos professavam ter como UL'HIM (ver Jo 8:54). E se, conforme Ef 4:6, UL'HIM é PAI de todos, e Yaohu'shua disse que a UL'HIM é seu Pai, então logicamente Yaohu'shua também esta incluído entre o TODOS, dos quais YAOHUH é tanto seu CRIADOR como PAI (ABI YAOHUH UL'HIM).

Yaohu'shua ao mencionar para ha'satan aquele a quem unicamente ele devia adoração, citou a si mesmo? Claro que não, pois Yaohu'shua citava outra pessoa; Ha'satan não iria solicitar adoração do próprio UL'HIM, o ETERNO... (ver Mt 4:10). Ele não se atreveria a tanto; mas contra um Ser [diferente do ETERNO] que abrira mão de Sua divindade (Fl 2:6-8), apto a ser corrompido como um simples mortal, ele se atreveria a propor a tentação - Hb 4:15.

Certamente você conhece os pronomes? Nós, vós, eles? Quando Yaohu'shua disse: "E é somente a ELE que tens de prestar serviço sagrado", estava Yaohu'shua falando de si mesmo ou de uma outra pessoa? (ver Jo 16:3). Sl 110:1 deixa bem claro que YAOHUH convoca Yaohu'shua para sentar-se ao seu lado direito até que seus inimigos estejam debaixo dos seus pés.   Veja também Mt 22:41-45. O Tetragrama ou nome divino, ocorre neste texto de Salmo 110:1 apenas uma vez, e a outra ocorrência da palavra Redentor no versículo não traduz o tetragrama, mas sim a palavra SALVADOR, vejamos o texto hebraico:

לדוד מזמור נאם יהוה לאדני שׂב לימיני עד אשׂית איביך הדם לרגליך - Tehillim/Salmos 110:1

Le David mizmor ne'um YHWH l'Mehushkyah sheb liymiyniy ad ashiyt oyebeykha hadom leragleykha - Sl 110:1

"Salmo de Davi: Disse YAOHUH a hol’Mehushkyah (o Messias), o meu Odmor’ul (governador): Senta-te neste lugar de honra, à minha direita.

Nota de oCaminho: Muitos messiânicos, seguindo os judaicos, adotaram a palavra ADONAI e a inclui até mesmo onde não está escrito, como é neste caso... Adonai, nos remete a BAAL, uma vez que esta palavra significa SENHOR!

Assim, vemos claramente uma distinção sendo feita entre as personalidades mencionados... Fl 2:9-11 nos indica que Yaohu'shua tem a posição que tem por que UL'HIM (Seu Pai) colocou-o nesta posição, e está claro que se Ele sempre detivesse a posição suprema, como poderia ser exaltado soberanamente e lhe dado uma posição superior, se ele sempre retinha a maior posição? Leia os vs. anteriores (Fl 2:6-8). Conseguem entender a questão? Jo 1:1 também nos mostra que apesar do Verbo também ser divino, ou seja, UL (criador) , Ele estava no principio com o Eterno [e era COM o ETERNO (unidos em propósitos)].  Leiam também estes textos e vejam se Yaohu'shua estava falando dEle mesmo: Mt 11:27; Jo 3:35.

O texto de I Co 15:27 nos mostra que o Eterno, o Pai, sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Yaohu'shua, mas segundo o próprio texto, se exclui ou excetua-se o próprio ABI. Assim o que vemos é que tudo esta debaixo dos pés de Yaohu'shua ou em outras palavras, sujeito a Ele, menos o Pai, e como vimos acima em Salmo 110:1, tudo fica sujeito a Yaohu'shua por que assim o Pai deseja. Em Jo 14:8-10 diz: "Fylyp disse-lhe: Redentor, mostra-nos o Pai, e isso chega para nós. Yaohu'shua disse-lhe: Tenho estado tanto tempo convosco e ainda não vieste a conhecer-me, Fylyp? Quem me tem visto, tem visto [também] o Pai. Como é que dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu esteja em união com o Pai e que o Pai esteja em união comigo?"

O texto rezaria literalmente: "Eu estou com o Pai e o Pai com Eu está". Não existe base escriturística para entender que Yaohu'shua dizia que Ele e o Pai eram a mesma pessoa [depois de dezenas de passagens ainda existem Modalistas e Trinitarianos!!! Evidente que existem porque não o lêem as Escrituras por si só, mas sim, conforme seus "líderes" diz que é; portanto, não caia em fábulas, seja um bereano (At 17:11).

O que podemos deduzir do texto acima, é que Yaohu'shua estava revelando a seus discípulos que Ele agia e os tratava como o Pai os trataria.  Era como se Ele dissesse, tal como o Pai, assim é o Filho. Yaohu'shua mesmo disse: "O Pai é MAIOR do que EU" (ver Jo 14:28). Aqui temos Yaohu'shua obviamente revelando sua natureza subordinada; não sendo uma frase que expressa uma condição temporal, mas uma realidade constante.  Não existe base para alegar que esta condição seja apenas enquanto esteve na terra como humano, como querem os trinitarianos e modalistas! Portanto, Ele continuou sendo assim após a ascensão aos céus (ver I Co 3:22-23  e 11:3).

Is 42:1 diz: "Eis aqui o Meu servo, a quem sustenho, o Meu eleito, em quem se apraz a Minha alma; pus do Meu espírito sobre Ele; Ele trará justiça aos gentios".

O ETERNO está falando dEle mesmo ou de outra pessoa? Comparar com MT 3:16-17. Também veja que o próprio Yaohu'shua disse que o Pai era uma pessoa à parte dEle; pode ler isso em Jo 8:17-18, onde Yaohu'shua esta declarando que na Tanach, o testemunho de duas pessoas é tido como verdadeiro, assim Yaohu'shua cita Ele como uma testemunha e o Seu Pai como sendo outra, ou seja, duas pessoas divinas; não uma só (modalismo) ou três pessoas (trinitarianismo)!!!

Poderíamos citar dezenas de textos para  mostrar o erro de crer que Yaohu'shua é o próprio ETERNO e ou o 'Espírito Santo' [ou que exista uma 3ª pessoa divina], mas se a pessoa estiver predisposta a não querer enxergar as evidências bíblicas, pouca adiantará o nosso esforço. Mais do que argumentar, é necessário que a pessoa seja capaz de assumir que está equivocada e iniciar uma busca por maiores explicações. Isso obviamente requer humildade de espírito (Mt 13:11).


 

Conclusão:

Este artigo não se resumiu em provar os erros teológicos de uma facção religiosa unicista e  judaizante que se auto denominam “judeus nazarenos” ou “judaísmo nazareno”, pelo simples fato de não haver judeus vindos do judaísmo comum que aceite este dogma,  ao contrário, o artigo mostrou como e onde surgiu esta doutrina errônea, a saber, dentro da Filhas de Babilônia, apostatada, ou seja, do cristianismo dos primeiros séculos que se tinha afastado de livre escolha da Fé e Raízes judaica dos apóstolos do Messias.

Sendo uma doutrina estranha à Fé judaica  e nascida no seio de Roma, não seria de se admirar que ainda hoje o cristianismo reproduzisse tal doutrina; por isso foi importante informarmos sobre todas as igrejas e denominações cristãs que também adotaram o  unicismo como um dogma de fé, sendo representado ao lado do trinitarianismo como a segunda maior corrente religiosa mais seguida dentro do cristianismo; talvez só suplantada pelos que crêem em morar no céu e pelos que crêem que isto se dará através de um arrebatamento secreto!

Todos os que são chamados a retornar à Fé Patriarcal, judaicos e não judaicos que estão em processo de Restauração à Igreja do primeiro século, precisam ficar alertas; não adianta dizer que fizeram Teshuvá mas trouxeram um pedaço de Roma em suas bagagens... Tais pessoas podem ter saído de Roma, mas Roma ainda não saiu de dentro de suas entranhas, Yaoshor'ul nunca acreditou na vinda de um UL'HIM encarnado, isto jamais passou pela mente de um judaico, e os yaoshorul'itas do passado JAMAIS creram no unicismo, pelo simples fato desta doutrina ter surgido séculos mais tarde já na apostasia cristã, por isso, dirijo-me aos sinceros de coração que pensam estar no caminho certo mas que ainda continuam enganados pelo mesmo sistema religioso romano, apenas com uma outra máscara, abram os corações e estudem mais a Palavra de a Divindade, pois, a Palavra do Eterno é uma Palavra que liberta e, como disse o apóstolo Shaul/Paulo:

Nota de oCaminho: No site do autor deste estudo, ele manipula a primeira citação bíblica (Jr 31:6) para induzir a existência de um povo, os "nazarenos", que deteria a Verdade... Mas o próprio judaísmo nazareno - como estruturado atualmente - é muito recente e provém de cristãos que abraçaram o judaísmo (com ou sem seus paramentos e reza), mas que realmente não se livraram - totalmente - de Roma ou do Judaísmo apostatado; daí a nossa edição, retirando palavras do tipo ADONAI, NAZARENOS, D'US, etc!

“...para que destas coisas vãs vos converteis ao UL Vivo [Yaohu'shua], que fez o céu, a terra, o mar e tudo que neles há” (Atos 14:15).

Amnao!

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

 

CONTATOS [015]

9 9191-8612

(CLARO)

 

9 9781-0294 

(VIVO)

9 8121-3482

(TIM)

 

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

 

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO