SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

A Mortalidade da Alma

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

 

Imprimir

Muitas vezes nos perguntamos sobre o que ocorre após a morte. Vemos muitas teorias serem ditas e pregadas e, muitas vezes, parece difícil discernir entre o que é a verdade e o que é a mentira. A nossa segurança está em buscar essa verdade na Bíblia – a Palavra do CRIADOR.

...sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados. (Tg 9:24).

 

Este assunto sobre a morte é pouco estudado no meio cristão, pois a grande maioria não se importa muito, por crerem que possuem uma alma imortal, como ha’satan havia dito no paraíso à Eva/Khav’yao No entanto, precisamos entendê-lo a fundo, pois dentro deste tema, reafirmo, encontramos a primeira mentira pregada por ha'satan nesta terra.

1.  Como O CRIADOR [Yaohu’shua] criou o homem?

Gn 2:7 - Então, formou UL, O CRIADOR, ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. 

Note que o texto não diz que o homem “TEM” uma alma, mas que ele “É” uma alma vivente. Uma alma é formada pela união do corpo (pó da terra) com o fôlego de vida. Veja abaixo a equação que forma a alma:

            1º elemento

2º elemento

           Total

PÓ DA TERRA (CORPO)   +      FÔLEGO DE VIDA        =        ALMA VIVENTE

Portanto, dizer que temos uma alma é errado, pois nós somos uma alma; enquanto o fôlego do CRIADOR permanecer em nós.

2.  O CRIADOR fez o homem para viver eternamente?

Gn 2:16 e 17 – E UL, O CRIADOR lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 

O CRIADOR havia criado o homem para viver para sempre em felicidade; mas havia uma condição: obediência! Desobedecendo [livre arbítrio], a consequência certa seria a morte.

3.  Qual mentira Satanás, o sedutor do mundo, introduziu?

Gn 3:4 (cf. Ap 12:9) – Então, a serpente disse à mulher: É certo que não  morrereis!

O primeiro sermão pregado por ha’satan (a serpente) foi de que o homem seria imortal, mesmo na desobediência. Ele, desde o princípio, quer nos levar a crer na imortalidade em uma vida de pecado.

4.  O que perdeu Adan ao pecar?

Rm 5:12 – Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

A Bíblia nos mostra claramente que o CRIADOR estava certo ao dizer que o homem (alma vivente) morreria ao pecar. Veja também: Rm 6:23.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de UL’HIM é a vida eterna em hol’Mehushkyah, Yaohushua, nosso UL.

5.  O que acontece com a pessoa (alma vivente) quando morre?

Gn 3:19 – No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.

Ec 12:7 – E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte ao CRIADOR, que o deu.

Sl 104:29 – Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.

A palavra “espírito” de Ec 12:7 no idioma original da Bíblia é “ruash”, que significa “fôlego de vida”, “respiração”, “ar”. Quando o CRIADOR corta nossa respiração (retira de nós o fôlego de vida), esse fôlego que Ele nos havia dado volta para Ele, enquanto que o corpo que surgiu do pó, volta ao pó.

6.  Para onde vai a pessoa (alma vivente) após a morte?

Ec 9:10 – Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Jó 7:9 e 10 – Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais.

Quando morremos permanecemos na sepultura. A Bíblia não diz que os mortos vão para lugar algum, além deste.

7.  Os homens (alma vivente) são imortais?

Ez 18:4,20 – Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá... A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.

Is 51:12 – Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?

Para dirimir as dúvidas deste texto trinitariano, vamos lê-lo na ESN – Escrituras Sagradas segundo o Nome (EUC – Edição Unitariana Corrigida by CYC): Eu, eu mesmo, sou quem vos conforta e vos dá toda esta alegria. Por isso, que razão têm vocês para temer simples homens mortais, que morrem naturalmente, como a erva dos campos, e que hão de desaparecer?

Desde a entrada do pecado os homens estão sujeitos à morte. A alma [pessoa] que pecar, essa morrerá!

8.  O que os mortos sabem?

Ec 9:5-6 – Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Quando morrem, as pessoas não têm nenhum tipo de pensamento, nem têm parte alguma no que se faz na Terra. (Veja também: Sl 6:5; 115:17)

9.  Quem unicamente possui imortalidade?

I Tm 6:16 - O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

O ETERNO (o PAI de Yaohushua – cf. Jo 1:18) é o único que possui a imortalidade. Nenhum homem deve ousar pensar que é imortal, agora. Só YAOHUH UL’HIM pode nos conceder essa dádiva, através do sacrifício do Filho – Jo 3:16.

10.  Como pode o homem mortal tornar-se imortal outra vez?

Jo 3:16 – Porque UL’HIM amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna!

Jo 17:3 – E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único UL’HIM verdadeiro, e a Yaohu’shua hol’Mehuskyah, a quem enviaste.

Só poderemos obter a vida eterna mediante a crença em Yaohu’shua hol’Mehuskyah como nosso Salvador pessoal. Conhecer CRIADOR é andar em conformidade com a Lei dEle (ver I Jo 2:4). Todos aqueles que aceitarem o Seu sacrifício e viverem como Ele viveu, receberão a herança da vida eterna!

11.  Quando é que o ser humano passa a ter direito à vida eterna outra vez?

Jo 5:24 – Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida!

12.  Quando Yaohu’shua dará esta vida eterna aos que crêem?

I Co 15:21-23 – Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adan, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda!

Aqueles que crêem receberão a vida eterna não quando morrerem, mas quando Yaohu’shua voltar e ressuscitá-los. Note bem que o próprio texto diz que muitos passaram pela morte para depois receberem a vida eterna... Assim as Escrituras nos deixam claro que o ser humano, após o pecado, está passível de DUAS mortes: a primeira é a morte natural, física; e a segunda, é a morte espiritual, eterna! A primeira não há a mínima importância de por ela passarmos, porém, da segunda; jamais!!! Leia Ap 20:1-5, 11-15.

13.  Com o que Yaohu’shua comparou a morte?

Jo 11:11-14 – Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Ul’ozor adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Mestre, se dorme, estará salvo. Yaohu’shua, porém, falara com respeito à morte de Ul’ozor; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Yaohu’shua lhes disse claramente: Ul’ozor morreu;

Então responda à pergunta 13, através de uma das opções a seguir:

(   ) Com o começo de uma nova vida.

(   ) Com o sono de alguém que dorme.

(   ) Com espíritos dos mortos vagueando.

Ao contrário do que muitos pensam, a morte não é o começo de uma nova vida, mas é como um sono. Todos estão descansando aguardando a ressurreição da vida ou do juízo (ver Jo 5:28-29; cf. Hb 11:39-40, lembrando que a segunda morte é o tema de Hb 11).

Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Jo 5:28, 29 cf. Dn 12:2.

14.  Enquanto Yaohu’shua não vem, onde estão os mortos?

Dn12:2 – Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno!

Dayan’ul também comparou a morte com um sono. Todos os que morreram estão dormindo um sono profundo em suas sepulturas. Também conhecia o conceito de duas mortes... Com duas possibilidades para primeira morte: a ressurreição para a Vida para o salvo [marcado pelo Criador na testa, cf. Ap 7:2] ou a ressurreição para que [o ímpio; marcado por ha’satan, tanto na testa ou quanto na mão, cf. Ap 13:16] passe pela segunda morte, a eterna!

15.  Até quando os mortos em Cristo permanecerão dormindo na sepultura?

Jo 5:28,29 – Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

I Ts 4:16 – Porquanto o Criador mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Ul’Him, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

Quando Yaohu’shua voltar, Ele irá ressuscitar todos os que foram fiéis a Ele para lhes dar a vida eterna. Os outros mortos ressuscitarão depois dos mil anos do Seu governo terreal (At 15:16; Sl 115:16), para receber a condenação do lago de fogo – a morte eterna. (Veja também: Apocalipse 20:5, 14-15)

16.  Qual será a recompensa dos que participarem da ressurreição dos justos?

I Co 15: 51-53 – Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.

A tão sonhada imortalidade nos será dada na volta de Yaohu’shua caso sejamos fiéis a Ele. Só então o homem tornar-se-á imortal.

17.  O que são as manifestações do espiritismo moderno em que os mortos aparecem e conversam com as pessoas?

II Co 11:14 – E não é de admirar, porque o próprio diabo se transforma em anjo de luz.

Ha’satan tem o poder de se transfigurar para enganar as pessoas. As manifestações vindas da parte “de mortos” são, na verdade, manifestações satânicas operadas pelo diabo e seus anjos maus para tentar nos enganar. Leia Mt 24:24.

18.  Qual será um último grande engano de ha’satan antes da volta de Yaohu’shua?

Ap 16:13-14 – Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do O CRIADOR Todo-Poderoso.

Em tempo, semelhantes a rãs... O que as rãs fazem na ausência da água? Hibernam! Portanto, estes espíritos de enganos são as falsas doutrinas ou meios pelos quais o inimigo engana a sociedade, ou seja: o espiritismo, a nova era e o protestantismo paganizado com suas doutrinas pentecostais... O inimigo sempre está usando uma desta armas e quando uma delas fica muito evidente (provocando a desconfiança dos verdadeiros adoradores) ele a põe para “hibernar” e passa a dar ênfase a uma das outras duas armas satânicas que só tem um único objetivo: levar à perdição aos seus seguidores!

Ap 18:23 – Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria.

Através de sua feitiçaria e poder de engano, ha’satan fará aparecer pessoas que já morreram como se estivessem vivas a fim de enganar os moradores da Terra. Precisamos estar muito atentos contra estes enganos do inimigo das almas – I Pe 5:8-10.

Amnao!

 

Saiba Mais:

A Imortalidade da Alma

No Inferno o Verme não Morre [será?]...

O Dom de Língua [e outros dons].

Falar em Línguas: um Risco para a Vida Eterna

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS [015]

9 9191-8612

(CLARO)

 

9 9781-0294 

(VIVO)

9 8121-3482

(TIM)

 

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

 

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.