Congregação Yaoshorulita oCaminho

Escrituras Sagradas segundo o NOME

Quem Somos

COMO FAZER PARTE DA CYC

CONTRIBUIÇÕES

SEMINÁRIO EM SUA CIDADE!

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Principal

Onde Estamos

Assim Cremos

ESN - Editora

Curso de Teologia

TERUÁH - A Festa das Trombetas

 
Imprimir

É a quinta festa bíblica instituída pelo CRIADOR... Sua comemoração deve ocorrer no primeiro dia do mês Tishri, data que marca também o Rosh-Hashanah, o dia do ano novo hebraico. As instruções para celebrar uma festa neste dia, marcada pelos toques das trombetas, shofares em hebraico, está em Levítico 23:23-25. O shofar não é somente tocado nesta festa, ele acompanha todas as festas bíblicas.  Trata-se de um instrumento profético que simboliza verdades espirituais tremendas.

Edição de oCaminho

O toque do shofar simboliza, primeiro, a Provisão do ETERNO. Conforme Gn 22:13, foi justamente um carneiro preso pelos chifres num arbusto que o CRIADOR proveu para morrer no lugar de Isaque, filho de Abraão. Esta provisão levou Abraão a chamar aquele lugar de YAOHUH-YR’RÊ (Ele proverá).  Todas as vezes que se toca um shofar, anuncia-se a bondade do ETERNO, que proveu Yaohushua hol'Mehuskyah para morrer em nosso lugar.

Em segundo lugar, simboliza o socorro sobrenatural do ETERNO. Em Nm 10:9, o CRIADOR determinou: Quando em sua terra vocês entrarem em guerra contra um adversário que os esteja oprimindo, toque os shofares; então UL, o CRIADOR de vocês, se lembrará de vocês e os libertará dos seus inimigos.  O verso 10 deste mesmo texto acrescenta a necessidade de tocar shofares também nas festas e celebrações ao CRIADOR.

Além disto, o toque do shofar também anunciará a volta do Messias, Yaohushua hol'Mehuskyah. Basta observar a revelação dada pelo Ele em Mt 24:31, onde Ele anuncia que no dia da Sua volta triunfal, os anjos tocarão shofares.  O apóstolo Sha'ul, ao ensinar os tessalonicenses acerca da volta de Cristo, avisou que shofares celestiais anunciarão o exato instante do retorno do CRIADOR (I Ts 4:16).

A festa das trombetas marca o primeiro dia de um mês muito especial no ano hebraico. No 10o dia após a Festa das Trombetas ocorre o dia do Yom Kipur, o dia do perdão, ou Dia da Expiação (Lv 23:26 ). No 15o dia deste mesmo mês, e a vez da última das sete festas bíblicas, a Festa dos Tabernáculos (Lv 23:33).

A unção de adoração que o Santo espírito  (Yaohushua, em espírito - Apoc 3:20 -p desde o Pentecostes)  vem derramando sobre a Kehiláh tem levado o povo do ETERNO a redescobrir o valor do shofar e das festas bíblicas.

Shua'oléym.

 

O TOQUE DO SHOFAR
Por Marcelo M. Guimarães

Yaoshor'ul e o mundo judaico estarão no mês de setembro (Tishrei) em festa, apesar de enfrentar uma guerra interna que já dura muitos e muitos anos. A celebração das festas, segundo a Bíblia, é algo muito sagrado e profundo. E Yaoshor'ul sabe disso. Mesmo que suas festas sejam sombras daquEle em que um dia ainda crerão: Yaohushua, o Messias (hol'Mehushkháy), como diz o apóstolo Sha'ul (I Co 1:12), suas festas são proféticas e falam de reino que há por vir, o reino do ETERNO e Seu Rei (Molk'ul), aliás, Rei dos reis, Yaohushua hol'Mehuskyah!

A festa do toque do Shofar, também conhecida como festa das trombetas, é totalmente messiânica e anuncia um tempo para arrependimento, do juízo do CRIADOR e da volta (para nós messiânicos e cristãos). Na língua hebraica este dia do toque do Shofar é chamado de Yom Teruá (dia do Toque, ou dia do som ou alarme do Shofar) e este soar, como se fosse o próprio fôlego ou sopro do CRIADOR, anuncia que o juízo está próximo (Yom Hadin) e que todos nós devemos estar preparados para o grande dia do encontro com o CRIADOR. O Messias, vem e sem demora, Maór-na-otá (Oh! Maór, vem agora)!

O Shofar, também conhecido como chifre do cordeiro ou antílope, daí variar de tamanho, deve ser tocado não só no primeiro dia do sétimo mês (Lv 23:14 e Nm 29:1), a chamada Festa das Trombetas, também conhecido no judaísmo como Rosh Hashaná ou dia do Ano-Novo judaico, mas também em outras ocasiões muito especiais. É um papel do sacerdote, do líder da congregação, que através dos tipos de toques, convoca o povo solenemente para uma tarefa específica.

Em Números, 10:1-10, encontramos algumas destas razões para o toque do Shofar:

Primeiro, todos devem se mover, andar, sair da posição em que se encontram. É um chamado do CRIADOR. Para nós, significa: Vamos! Avante! Yaohushua está voltando e nós temos que estar preparados...

Segundo, peguem as armas, pois entraremos em batalha. Sabemos que o espírito do anticristo, o sistema do mundo, o pecado que assedia a humanidade não dá trégua. Estamos numa tremenda batalha espiritual contra as forças do mal e, tudo isto ainda se tornará pior, pois o próprio Yaohushua anunciou os dias vindouros e temíveis (Yamim Noraim). Há oposições e tribulações pela frente. Os dias são maus. Então, o toque do Shofar nos recorda que CRIADOR estará do nosso lado, dando livramento e cuidando dos nossos inimigos; mas temos que lutar, pois faz parte da vitória e, principalmente, daqueles que serão chamados de vitoriosos, segundo o livro de Apocalipse;

Terceiro, um milagre ou uma intervenção divina acontecerá. Um belo exemplo disso está registrado no livro de Yaosh (Js 6:8) quando sete sacerdotes tomaram seus Shofarot (trombetas) e no sétimo dia, todos tocaram o Shofar e o milagre aconteceu: As muralhas de Yarico ruíram-se e o inimigo foi derrotado.

Existem inúmeras passagens na Bíblia, mostrando quando o Shofar deve ser tocado. Outros exemplos, como: levar ao povo ao estremecimento e temor (Am3:6); lembrar que haverá um julgamento e que iremos vitoriosos adorar em Yaosh'ua-oléym (Is 27:13); não permitir que nenhum dos escolhidos do CRIADOR fique disperso, mas que se arrependa dos maus caminhos e trilhe novamente os caminhos do CRIADOR (Lv 23; Nm 29; Ne 4:20; Jr 4:5; etc). Se entendemos um pouco do judaísmo bíblico, isto faz muito sentido, pois, logo após a festa das trombetas, vem o chamado “Dez dias de Arrependimento”, cujo o último dia é conhecido como o Dia do Perdão ou “Yom Kipur”. O termo “kipur”, do hebraico, vem da palavra “kaporet” ou propiciatório ou cobertura (de nossos pecados). Logo depois, temos a maior das festas, a festa dos Tabernáculos, onde fala do Reino, da vitória dos crentes, da vinda gloriosa do Messias, reinando no milênio. Finalmente, Ele, Yaohushua, tabernaculará não só mais internamente em nossos corações, mas como também, fisicamente conosco. Amnao!

Agora, podemos entender um pouquinho do contexto correto do porquê se toca o Shofar. E tudo isto se torna ainda mais claro para nós, quando lembramos das palavras de Yaohushua que virá em breve arrebatar sua Kehiláh, os vitoriosos, quando... ”Ele enviará os Seus anjos com grande clangor de trombeta, os que lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus...” (Mt 24:31). Sha'ul, também fala desta passagem várias vezes, correlacionando o toque do Shofar com a volta do CRIADOR, arrebatando sua Kehiláh (I Co 14:8; 15:52; I Ts 4:16).

Tudo está muito claro na Bíblia, mas o grande problema é que Kehiláh dita gentílica, tem muita dificuldade para aceitar estas festas e este tipo de mensagem. A grande razão é que a Kehiláh veio de Roma, onde as raízes judaicas da fé foram rompidas pelos pais da ICAR (absorvidos pelos crentes pentecostais), nos primeiros séculos do cristianismo. Assim, muito das raízes bíblicas judaicas da fé cristã foram perdidas ao longo do tempo, através do qual, costumes pagãos adentrou fortemente no meio do povo do CRIADOR, principalmente a trindade e a imortalidade da alma, além de uma pretensa morada nos céus. Mas, agora, graças ao ETERNO, nós como messiânicos, estamos redescobrindo nossas próprias raízes, e restaurando tudo aquilo de belo, profundo e de grande unção que o ETERNO sempre teve, tem e terá reservado para nós, seus filhos, crentes em Yaohushua. Afinal, não devemos perder de vista que na Kehiláh, em Cristo, TODOS fomos enxertados na “oliveira” que é o Yaoshor'ul espiritual, participando, assim da mesma seiva (bênçãos e promessas) dadas ao povo escolhido na Aliança com o CRIADOR.

Resumindo, o som do Shofar deve nos levar ao arrependimento e à dependência total do CRIADOR que cuida dos nossos inimigos. Mas, marchemos para frente e não devemos retroceder. Permaneçamos no Caminho, na Verdade, recebendo a vida abundantemente do Messias Yaohushua. O som do Shofar nos mantém alertas e tementes, pois, a qualquer hora, Ele virá e ninguém sabe a hora. O som do Shofar nos faz recordar dos milagres do CRIADOR para com Seu povo e que este mesmo CRIADOR continua no controle de todas as coisas. O som da trombeta nos faz estar preparados para o encontro com o CRIADOR pelos ares e para isso devemos acelerar para que todas as profecias concernentes ao povo judaico, o Yaoshor'ul e a Kehiláh Universal, composta de judaicos [a Casa de Yaoshor'ul (os verdadeiros gentios) e a Casa de Yaohu'dáh] mais, nós, os crentes em Yaohushua, sem nenhum muro de separação (Ef 2:11-19) se cumpram integralmente para que Yaohushua volte, ressuscitando mortos e redimindo as nações.

Que a Kehiláh entenda, profundamente, o toque do Shofar e que possa tocá-lo corretamente e profeticamente. Não simplesmente fazer barulho sem entendimento; soando-o a pretexto de qualquer evento ou encontros festivos dos crentes. É tempo de exortação do próprio CRIADOR à sua Kehiláh verdadeira; é tempo de arrependimento, esperando pelas milagrosas manifestações divinas, pelo poder, pela glória e livramento sobrenatural. Tudo isto toca a nossa fé, trazendo mais temor, mais tolerância de uns pelos outros irmãos e, sobretudo, mais amor às coisas simples utilizadas pelo ETERNO para nos falar de modo simbólico, mas profundo, dos mistérios do próprio CRIADOR de Yaoshor'ul. Amnao!

 

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

CONTATOS

[15] 9 9781-0294 (VIVO)

        

cyocaminho@gmail.com

 

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.