REVELAÇÃO[kanodgaluth/Gilyahna]

 

ÍNDICE   -  HOME

Curso: As Revelações do Apocalipse - I

Lição 1: O Apocalipse, um Livro Aberto

INTRODUÇÃO - Cadastro

1 - O Apocalipse, um Livro Aberto

2 - O Personagem Central do Apocalipse

3 - O Grande Traidor Desmascarado

4 - As Boas Novas do Apocalipse

5 - As Sete Cartas do Apocalipse

6 - O Apocalipse Diz que Yaohushua Voltará

7 - A Prisão de satanás no Abismo

8 - As  Promessas do Apocalipse

9 - Os Sete Selos do Apocalipse

10 - O Selo do ETERNO no Apocalipse

11 - Por que se observa o Domingo

12 - O Apocalipse Revela o Segredo da Morte

13 - O Apocalipse Fala de um Santuário

14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

15 - A Profecia que Revela a Hora do Juízo

16 - O Apocalipse, Visões e Profetas

17 - Uma Mulher Vestida de Sol

18 - A Besta do Apocalipse 13 e o 666

19 - A Marca da Besta e a União das Igrejas

20 - Quando o ETERNO de Amor Castiga

21 - O Ministério da Grande Meretriz

22 - Quem Habitará na Santa Cidade

23 - As Duas Testemunhas e os 3 Anjos

24 - O Soar da Sétima Trombeta

25 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - I

26 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - II

CLIC AQUI para uma Versão de Impressão do Curso Completo ou Siga On-Line

 
 

RESPONDA as perguntas a seguir e nos envie por e-mail [SELECIONE E COLE EM UM DOC (WORD), DEPOIS NOS ENVIE] para receber as demais lições ou continue on-line...

A Maioria das pessoas em nosso País ama e respeita as Escrituras Sagradas e cada dia aumenta o número daqueles que desejam compreendê-la melhor. Muitos, no entanto, têm dificuldades para entender seu último livro (o Apocalipse), com sua fluente linguagem profética, vívidas descrições e misteriosos símbolos. Porém, a mesma Escritura tem a chave para interpretar as fascinantes revelações apocalípticas. Neste estudo, você conhecerá e identificará, com vibrante entusiasmo, o significado de seus segredos.

Outra agradável surpresa é a descoberta de que o Apocalipse não é um tesouro ancorado no passado longínquo, nem um tabu indefinido na penumbra de um futuro inalcançável, fechado à percepção presente. O anjo do Eterno ordenou que não fosse selado (Ap 22:10), e alegre-se! É um livro aberto especialmente para a nossa época (Ap 22:10-12). Mais ainda: contém uma promessa de benção especial para aqueles que o estudam e respeitam sua revelação.

Ao participar deste estudo, você descobrirá que, assim como uma pequena semente contém uma grande árvore latente em seu seio, o Apocalipse contém a chave-mestra que abre toda a Escritura. É uma espécie de sumário audiovisual, onde se repassam e destacam os principais temas da revelação, descritos em toda as Escrituras... Vamos ao estudo:

 

COMO ENTENDER O LIVRO DE APOCALIPSE:

1 – O Apocalipse passou por cinco etapas antes de chegar até nós. Quais são? Ap 1:1,11,19. a) o ETERNO deu a revelação a _____________________ b) o Messias a enviou por intermédio do ___________________ c)  O anjo a notificou a ______________________ d) João/Yaohukhanan recebeu a ordem de ___________________ o que havia ________________ e a mandar às sete ___________________ e) para mostrar aos ___________________ as coisas que em breve haveriam de acontecer.

João/Yaohukhanan escreveu o livro de Apocalipse na rochosa ilha de Patmos (Ap 1:9), que fica no mar Egeu, para onde havia sido desterrado por ordem do imperador Dominiciano. Por causa da sua fé, foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Patmos servia como prisão de segurança máxima. João/Yaohukhanan escreveu sob circunstâncias difíceis e desanimadoras. 

2 – A quem prometeu o CRIADOR uma benção especial? Ap 1:3. Bem-aventurado _____________ _______________________________________ .

Sem dúvida, a razão principal da benção aos que estudam e obedecem à Palavra do CRIADOR é o seu conteúdo...

Complete (Jo 5:39) ...e são elas mesmas que ________________ _____ _____________ .

3 – Que método usava o Messias para explicar a profecia?  E, começando por ____________ , discorrendo por todos os ______________ , expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas ___ ________________ . (Lc 24:27 RA).

O Messias buscou o que outros escritores da Escritura haviam dito sobre o tema. Seu método, sem dúvida é o correto; permitir que a Escritura se explique a Si mesma.

A chave que abre os mistérios do Apocalipse está no estudo do Antigo Testamento (27 dos 39 livros do A.T. são citados no Apocalipse e dos 404 vs, 276 são citações de outros autores bíblicos). Por isso é que o mistério que envolve os símbolos do Apocalipse se torna claro quando estudamos outras passagens bíblicas sobre o mesmo tema.

OBS: A linguagem apocalíptica são símbolos de uma REALIDADE e por isto os elementos apresentados neste livro devem ser entendidos literalmente assim como entendemos ser literal a Volta do Messias que é o contexto do livro.

COMUNICAÇÃO POR SÍMBOLOS

4 – Que método usou o CRIADOR para dar a João/Yaohukhanan a revelação do livro? Ap 1:11, 12. (a) O que ________ escreve... (b) Voltei-me para ver _________  ________________ comigo e...

Ao ler o Apocalipse, notamos que o CRIADOR estava mostrando incidentes e fatos que o Seu servo via com os seus olhos e ouvia com os seus ouvidos. Portanto, João/Yaohukhanan, ao informar as visões, diz: “Eu vi” ou “olhei”, ou algo semelhante, pelo menos 73 vezes. Em Apocalipse, o CRIADOR está apresentando acontecimentos, nações, movimentos religiosos e organizações em mensagens como em filmes com imagens e palavras. Diríamos hoje que o CRIADOR revelou o Apocalipse por meio de impressões audiovisuais.

5 – Por que o Messias falou em parábolas e nos deu o livro do Apocalipse em símbolos? Lc 8:10 - ...para que __________ , não ___________ ; e _____________ não _____________.

O Messias falou em parábolas para que as entendessem somente aqueles que estavam relacionados com as coisas espirituais. Se o Apocalipse tivesse sido escrito numa linguagem clara, há muito que os inimigos do Eterno o teriam destruído. O CRIADOR, na Sua sabedoria, apresentou Suas mensagens numa linguagem compreensível somente para “os Seus servos” – Ap 1:1 (Mt 13:11). Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Escritura nos dá o seu significado. Como exemplo, vejamos três símbolos proféticos e deixemos que a Escritura nos diga o que significam. Escreva o significado encontrado ao lado de cada símbolo:

(a) Animal – Dn 7:23 ________________ .  (b) Águas – Ap 17:15 ________________ .

(c) Dias proféticos – Ez 4:6, 7 _______________________________ .

 6 – Quanta segurança existe na palavra proféticas? II Pe 1:16, 18, 19. Leia: Jo 13:19. Temos assim tanto mais_____________ a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la...

7 – De que coisas O ETERNO nos adverte ao interpretar a profecia? a) II Pe 1:20 Nenhuma _____________  da Escritura provem de ________________  . b) Ap 22:18, 19 ... se alguém lhe fizer qualquer  _______________________ ...e se alguém tirar qualquer coisa das ____________ do livro desta ______________ , O ETERNO tirará a sua parte...

A falta de sinceridade priva as pessoas da capacidade de entender a mensagem profética, por isso é que para muitos a revelação do Apocalipse parece obscura e fechada. Como exemplo vemos um caso no Antigo Testamento: Is 29:10-14; Mt 13:14.

8 – Quanto da Santa Escritura é Inspirado? II Tm 3:15-17. _________________________ .

9 – Que segurança temos de que poderemos compreender o significado das revelações que O ETERNO nos dá em Seu Livro Sagrado? João/Yaohukhanan 7:17, 18. Se alguém quiser fazer a ____________ Dele, conhecerá a respeito da ________________ , se ela é de _______ ou falo por Mim mesmo. & Dt 29:29; Am 3:7; Ez 12:23-25,28.

10 – Que promessa fez o Messias aos que obedecem? Ap 3:10. Eu te guardarei da hora da _________________  que há de vir sobre o _______________ .

 

Minha Decisão: Compreendo o grande privilégio que O ETERNO me dá de conhecer as verdades espirituais concernentes ao Messias, no livro do Apocalipse. Desejo respeitar a Sua Santa Vontade...

 

Minha Assinatura: ___________________________ Data ____ /____ /______

 

Se tiver alguma dúvida escreva-nos: Assunto – DÚVIDA; e teremos o máximo prazer em responder-lhe...

cyocaminho@gmail.org

 

 

SAIR