SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

 

Como realizar um Shabbos

- sob a ótica judaico messiânica -

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no shabbos repousaram, conforme o mandamento. Lc 23:56

 

KIDUSH

(Pôr-do-sol da sexta-feira)

A. A mente deve ser tomada por uma certa urgência. Logo será Shabbos! Você deve deixar de comer uma refeição completa no almoço para ter a chance de ficar com fome e não somente com apetite (como se fosse um semi-jejum). E também suar a camisa... Segundo alguns autores espirituais, este suar da camisa é considerado uma forma de purificação.

B. Limpe a casa, mesmo que já esteja limpa ou com pouca coisa para arrumar. Evite fazer compras (antecipe-as durante a semana). Tome um banho em honra do Shabbos, barbeie-se ou arrume o cabelo.

C. Agora, desacelere deliberadamente. Cantarole um cântico, devagar. Mude suas roupas, escolha coisas que você nunca usa a não ser no Shabbos. Reserve algum dinheiro para tsedaká (doação) para ser dado numa esquina, como quiser, antes de acender as velas de Shabbos.

D. Sente-se num lugar onde possa ficar sozinho, sem falar. Faça uma teshuvá (retorno ao ETERNO) pela semana que passou. Deixe os eventos da semana desfilarem perante os olhos de sua mente. Separe o que foi bom do que foi ruim, apresente o que foi ruim ao CRIADOR e peça perdão. Se há alguém com quem você tenha se zangado, procure-o, peça desculpas; reconcilie-se com o CRIADOR e os humanos. Respire fundo, recorde um pouco mais e agora dê ênfase às coisas boas que aconteceram com você e sua família. Veja as mãos do CRIADOR nestas coisas... veja as coisas cotidianas com a aura de milagre que elas têm. Ouça uma canção judaico-messiânica.

E. Vinte minutos antes do Shabbos você pode realizar, eventualmente, o ritual das velas...

A matriarca deve realizar este acender das velas do Shabbos [não devemos ser legalista como os judaicos que exigem um horário preciso para esta cerimônia, porém, sempre ao pôr do sol - somente em dias nublados, devemos recorrer à uma tabela de horários; veja no fim da página um link específico] e após este ato, pronunciar a seguinte benção sugestiva, abrindo o Shabbos:  Bendito és Tu, UL, nosso CRIADOR, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender as luzes do santo Shabbos.

OBS: A  cada shabbos, procure fazer esta prece com palavras diferentes; não as torne "vãs repetições"!

1. Deve ser acesas duas velas, pois correspondem às duas expressões "Zachor" (lembrar) e "Shamor" (guardar) que são mencionadas nos Dez Mandamentos.

"Zachor" – significa: "Recorda o dia de Shabbos para santificá-lo" (Ex 20:8), refere-se à observância do Shabbos como acender as velas, o recitar do Kidush (a santificação com o vinho), a refeição festiva, vestir-se com roupas especiais, orar, ouvir a leitura da Torá, aprender e discutir passagens da Torá.

"Shamor" – significa: "Guarda o dia de Shabbos para santificá-lo" (Dt 5:12), refere-se a abster-se de qualquer categoria de trabalho (Melachá) inadequado ou remunerado  neste dia especial.

As luzes das velas simbolizam alegria e serenidade que distinguem o Shabbos.

Disse o CRIADOR: "Minha Vela (a Toráh) está na tua mão e a tua vela (a vida) está na Minha Mão; portanto, guarde a Minha Vela para que Eu guarde a tua vela." Dáoud nos lembra que "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e [luz para] o meu caminho". Sl 119:105. Yaohushua nos diz ser a Luz - Jo 8:12. Portanto, duas velas: Antigo e Novo Testamento!

Portanto...

Quando acesas, representam a 'chama da Vida' - Pv 20:27! A primeira vela é a Torah (eu digo a Tanakh - Sl 119:105) e a segunda somos nós, portadores da Sua luz (Gn 2:7); portanto, devemos acender duas velas no pôr do sol da sexta feira e deixá-las queimarem até o fim do shabbos, no pôr do sol do sábado. Existem velas de 24hs para se comprar e se elas ainda continuarem queimando após o pôr do sol do sábado, temos duas opções: deixá-las queimem até o fim ou apagá-las com um abafador (não assoprando ou apagando com os dedos)!

Enquanto guardamos o Shabbos, proclamamos a nossa lealdade ao Eterno, asseguramos a presença salvadora de UL'HIM através do Seu filho Yaohushua [o nosso UL] em nosso meio...

2. Cante uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento! Cuidado comas doutrinas incultida...

F. Com a mesa posta sob uma toalha branca (símbolo do manáh) realize as bênçãos do pão e do vinho e demais alimentos...

a. Sobre o Pão Trançado (não asmos) pronuncie a seguinte benção: Bendito Seja Tu, UL, Nosso Criador, Rei do universo, Que dá o pão da terra.

1. Comente algo sobre uma passagem bíblica análoga.

2. Cante ou ouça uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento!

3. O pão deve ser mantido coberto assim como a faca que vai ser usada para cortá-lo. O Manáh era sempre preservado, coberto pelo sereno da madrugada...

b. Sobre o Vinho (pode ser fermentado; não é uma Ceia de Páscoa) pronuncie a seguinte benção: Bendito Seja Tu, UL, Nosso Criador, Governante do mundo, Criador do fruto da vide.

1. Comente algo sobre uma passagem bíblica análoga.

2. Cante uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento!

3. Mantenha também suco de uva puro, sobre a mesa do Shabbos, para que possa também ser abençoado e ser servido às crianças...

c. Sobre os demais alimentos (frutas, saladas simples e um prato salgado) pronuncie a seguinte benção:

* Para frutos da terra: Bendito Seja Tu, CRIADOR, Nosso Criador, Rei do universo, Criador do fruto da Terra.

* Para frutos da árvore:  Bendito Seja Tu, CRIADOR, Nosso Criador, Rei do universo,  Criador dos frutos da árvore.

* Para alimentos com FARINHA: Bendito Seja Tu, CRIADOR, Nosso Criador, Rei do universo, Criador das sementes.

* Para outros frutos ou alimentos: Bendito Seja Tu, ULHIM, Santo ETERNO, Que tudo fez através da Palavra, Yaohushua!

1. A benção é a mesma, apenas substitui-se a parte final que denomina o item a ser abençoado!

2. Cante uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento!

G. Aceite sobre si a regra de não falar mais sobre coisas do dia-a-dia, sem formalidades e nem falas predeterminadas. Se possível passe a falar apenas sobre as coisas do CRIADOR, pois são inerentes ao Shabbos.

H. Sirva - participe - responda - leia e medite. Dirija-se à Ele. Nos momentos de silêncio fique passivo e não force nenhuma meditação sobre o Shabbos. Este forçar você pode fazer durante a semana. Permita que a liturgia fale por você.

I. Beba o vinho como um presente especial das mãos do CRIADOR e coma um pouco de chalá (pão trançado feito pela matriarca do lar) depois da bênção. Considere o ato de comer como um mandamento, um ato sagrado, mergulhando primeiro o pão em sal ou use um galheteiro para polvilhar uma porção do sal e azeite sobre o pão. Use mel nesta refeição onde o pão pode ser mergulhado, assim como as frutas. Coma falando pouco, a não ser sobre coisas que tenham a ver com Shabbos, a Toráh e a oração. Cante vagarosa e agradavelmente. Durante a refeição, tenha a intenção de ser como um sacerdote que abençoa os reinos minerais, animal e vegetal, mediante o CRIADOR. Imagine que você é a oferenda e que a mesa é o altar. Aprecie a comida mastigando devagar e dê graças por este sentido de prazer que o CRIADOR nos deu.

J. Então recite a seguinte algo semelhante à esta bênção, após a refeição do Shabbos, devagar e com gratidão: Bendito Seja Tu, CRIADOR, Nosso Criador, Rei do universo, Criador de muitos seres; Por todas as coisas que Criou para manter as vidas de todos os viventes, bendito seja O que vive Eternamente, YAOHUH UL'HIM!

1. Esteja presente em cada palavra que pronunciar.

2. Cante alguma música referente à Yashua'oleym, a cidade do Grande Rei.

3. Abrace os demais irmãos... Dê um passeio, em silencio, com um amigo.

K. Despeça-se dos convidados, pronunciando alguma benção específica... Faça planos de estarem juntos nos estudos da manhã e do culto sabático.

a. A tradição judaica diz que dois anjos estiveram presentes neste cerimonial: Um Anjo bom e um anjo mau... Se tudo esteve em ordem, conforme o ETERNO requer, o anjo bom diz: - Que o próximo shabbos seja como este! E então o anjo mal tem que dizer amnao!

No entanto, se nada disso ocorrer, o anjo mal é que diz: - Que o próximo shabbos seja como este! E então o anjo bom terá que dizer amnao!

L. OREMOS ALGO ASSIM: AMARAS AO CRIADOR, TEU UL, DE TODO O TEU CORAÇÃO, COM TODA A TUA VIDA E DE TODO O TEU CORAÇÃO E ESTARÁ PERMANENTEMENTE NO TEU CORAÇÃO ESTAS PALAVRAS QUE HOJE TE RECOMENDO E AS ENSINAR DILIGENTEMENTE A TEUS FILHOS E FALAR A RESPEITO DAS MESMAS QUANDO ESTIVERES SENTADO EM TUA CASA E QUANDO ESTIVERES ANDADO PELO TEU CAMINHO; QUANDO TE DEITARES  E QUANDO TE LEVANTARES E DIZER AO MUNDO: BENDITO SEJA O NOME DAQUELE CUJO GLORIOSO REINO É O CRIADOR, TODOS DIRÃO AMNAO!

M. Quando a noite terminar, faça suas preces antes de dormir. Procure neste momento fazer a mais completa reflexão (confissão) sobre os seus erros cometidos durante a semana, pedindo à Yaohushua que interceda junto ao Pai, para que o perdoe. Uma vez que você conclua com as palavras “em Suas mãos”, não fale novamente até acordar na manhã seguinte, almejando ser novamente acordado pelo sopro divino e assim, viver... mais um Shabbos. Em pensamento, dê graças ao CRIADOR pelo seu Shabbos até agora. Deite-se para um sono relaxado e tenha a consciência, em todo o tempo, de que você está sendo embalado pelos “braços do CRIADOR”. Amnao!

 

ROTEIRO SABÁTICO:

Na sexta-feira, antes do Shabbos (por volta das 15:00hs):

SIM:

NÃO...

1. Faça suas compras de gêneros básicos na quinta-feira (antecipe as suas compras, ao máximo). Reserve a Sexta-feira apenas para as compras de alimentos especiais de seu agrado e de sua família.

1. ...faça qualquer coisa relacionada com sua vida profissional. Isto inclui leitura obrigatória, cumprimento de obrigações sociais indesejadas, deveres escolares (de casa) para crianças, qualquer preparação para o trabalho, além do trabalho [obra = trabalho remunerado] em si.

2. Fique em casa. Passe tempo de qualidade com a família e os amigos íntimos. Se sair, o ideal que seja para praticar o evangelismo - Mt 12:12

2. ...gaste dinheiro. O ambiente de Shabbos é melhor preservado quando há completa separação da cultura comercial. No entanto, uma falta urgente de um determinado tipo de alimento ou remédio, deve ser comprada, sem que com isto,você esteja quebrando o shabbos.

3. Celebre com outras pessoas à mesa em seu lar; na oholyao, com a comunidade ou com aqueles com os quais melhor pode compartilhar seu apreço pelo mundo do ETERNO.

3. ...não faça negócios. Não telefone para seu corretor, não responda a anúncios, não pague contas. Relaxe: tudo isto pode esperar. No entanto, não seja legalista a ponto de nem mesmo receber o carteiro!

4. Estude ou leia alguma coisa que lhe edifique, lhe desafie ou lhe faça crescer espiritualmente. Dê estudos bíblicos... Inclusive pela internet, se for o caso.

4. ...não viaje se for a passeio. Especialmente longas distâncias que envolvam aeroportos, hotéis e situações comerciais afins. Distancie-se de encontros onde as pessoas possam lhe desejar “Tenha um bom dia”. Lembre-se: 'Do mundo, mas não no mundo!

5. Fique sozinho. Reserve algum tempo para si mesmo. Volte-se para dentro de si, revendo sua semana e perguntando onde você está em sua vida espiritual - III Jo 1:2.

5. ...não utilize entretenimento enlatado comercial [TV, PC, Celular]. Crie situações em que você fique cara a cara com aqueles à sua volta, ao invés de juntos, mas defronte a uma tela onipotente: as Escrituras.

Marque o início e também o final deste tempo sagrado com o acender das velas e o kidush na sexta-feira à noite e a havdalah no Shabbos à noite.

 

 

HAVDALAH

(Pôr-do-sol do Shabbos)

 

A Havdalá - o Shabbos chega ao fim

Nova semana vai iniciar. Se recebemos o Shabbos com muita honra e alegria, também iremos nos despedir dele com anúncio de bênçãos e com vinho: Bendito é Ele que separa entre o sagrado e o profano. Em Nome de Yaohushua, o Messias. Amnao.

Leia Levítico 10:10 - Para fazer diferença entre o santo e o profano, entre o imundo e o limpo.
Leia Hebreus 10:19-29 - Depois que termina o Shabbos é dita a Havdalá para marcar a distinção entre o sagrado e o profano, entre o Shabbos que finda e os dias comuns da semana que se iniciam. A oração de Havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho, como uma bênção. Reconhecemos assim, a distinção entre o Shabbos e os demais dias.

Refeição de despedida - "Melavê Malcá" (significa: Escolta da Rainha). Você deve separar para a mesa na véspera do Shabbos algo não perecível; exemplo: Um pão especial ou uma torta fria; bolachas ou doces e frutas seguido do vinho e suco de uvas para as crianças. Esta mesa fica preparada, desde a entrada do Shabbos, coberta...

Nota: Em dias quentes, aconselha-se deixar o vinho e alimentos perecíveis (evite-os) em uma geladeira... Mas, a mesa, no geral, já deve estar posta e coberta!

Sobre o alimento:  Bendito Seja Tu, CRIADOR, Nosso UL, Rei do universo, Criador de todos alimentos.

Bênção do Vinho: Louvado sejas, ó Santo ETERNO, Criador da Palavra que nos deu o fruto da videira. Em Nome de Yaohushua, o Messias. Amnao!

Melavê Malcá é descrita como a refeição do Rei Daoud. A Melavê Malcá que é a refeição de despedida, ela se realiza na expectativa da volta do descendente de Daoud, Yaohushua hol'Mehushkyah, o nosso Redentor: "...certamente cedo venho. Amnao. Vem, Maoro'eh Yaohushua" (Apocalipse 22:20).
 

Após a refeição: o ETERNO te abençoe e te guarde. Em nome de Yaohushua hol'Mehushkyah. Amnao

OBS: Se as velas do Shabbos continuam acesas, estas devem ser apagadas neste momento e descartadas... 

PS: Na 'abertura' do Shabbos, você apresenta apenas graças e louvores ao ETERNO; e no 'fechamento', você pode apresentar pedidos por você, pela família ou por outras causas...

SAIBA MAIS: o Shabbos!

Havdalah, a Vela do fim do Shabbos

CLIC AQUI se desejar conhecer o horário judaico para o início e fim do shabbos, em sua localidade! Mas tenha por boa pratica - sem os legalismos sabatistas - fazer a sua ceia do Shabbo, sempre às 19:00hs

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

 

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS [015]

9 9781-0294 

(VIVO)

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

Pregue a Verdade; Presenteie uma ESN!!!

 A Verdadeira e única edição das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está disponível! ... Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e livre-se do paganismo que impera nas bíblias trinitarianas!!!

Veja mais informações, modelos; e, solicite a sua sem Cartão de Crédito!

Com Cartão de Credito - Clic Aqui!

ADOTE ESTA ESCRITURA EM SUA CONGREGAÇÃO

 

CONHEÇA NOSSOS HINÁRIOS: ADVENTUS & A HARPA YAOSHORUL'ITA

LANÇAMENTO: AGENDA 2018 - EVANGELIZE PRESENTEANDO UMA AGENDA QUE CONTÉM O NT COMPLETO [CLIC]

- Lições trimestrais: Juvenil & adultos -

Use Nossos Materiais Evangelísticos e Divulgue a Verdade

 CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO